Os 44% de jogos ganhos pelo Benfica, em contraste com os 36% do Sporting, dão ascendente às águias no confronto direto com os leões nas várias diferentes competições do futebol português. Mas será que na Liga portuguesa o domínio dos encarnados se mantém?
De facto, se olharmos apenas para o campeonato, o Benfica continua a revelar vantagem, tendo levado a melhor sobre o rival da Segunda Circular em 82 dos 176 jogos realizados (47%). O Sporting, por seu lado, venceu 49 (28%), sendo que os 45 restantes (26%) resultaram em empate.
No Estádio da Luz, onde se vai jogar o dérbi deste domingo, o cenário não muda e a percentagem é ainda mais favorável para as águias, que contaram por triunfo 84 (55%) dos 151 jogos ali disputados. Uma diferença considerável em relação aos 33 encontros ganhos pelos leões (22%) na casa do adversário, de onde o Sporting saiu com o empate em 34 ocasiões (23%). Ou seja, empatou mais vezes do que aquelas em que ganhou.
E esta dinâmica mantém-se nos jogos da Liga realizados naquele recinto. De um total de 88, o Sporting apenas saiu da Luz a sorrir por 16 vezes (18%), tendo-se registado 24 empates (27%) e 48 vitórias do Benfica (55%).
Passado recente não apaziguou os contrastes
Desde 2018/2019, Benfica e Sporting conquistaram um título de campeão nacional, tendo o FC Porto celebrado os dois restantes. Ainda assim, a superioridade dos encarnados manteve-se em relação ao rival lisboeta, com sete vitórias (58%) nos 12 jogos desde então realizados, que contrastam com os quatro triunfos do Sporting (33%) e um empate (8%).
No Estádio da Luz, de um total de cinco jogos, quatro deles para a Liga, as águias levaram a melhor em três (60%), tendo perdido apenas por uma vez (20%) e empatado outra (20%).
Um dérbi que não é decisivo, mas que é muito importante
Sendo que o campeonato ainda caminha para a sua 16.ª jornada, o dérbi que se aproxima não terá, à partida, caráter decisivo, mas pode vir a revelar-se muito importante para as contas finais da Liga portuguesa.
O Benfica parece ainda não ter conseguido recuperar o forte domínio demonstrado até à interrupção competitiva para a disputa do Mundial-2022, sendo que para o campeonato perdeu de forma clara em Braga (3-0), naquela que foi a sua primeira derrota esta época, e venceu depois o Portimonense, em casa, pela margem mínima.
Já o Sporting, que parecia revigorado depois das goleadas aplicadas a Marítimo e SC Braga, para a Taça da Liga, e do triunfo tranquilo diante do Paços de Ferreira, para a Liga, cedeu na visita ao reduto do Marítimo (1-0), atrasando-se novamente na corrida aos lugares cimeiros.
Pelo meio, o FC Porto escorregou também no Jamor, diante do Casa Pia (0-0), o que garante ao Benfica uma vantagem de seis pontos na liderança, na antecâmara do embate contra o eterno rival de Lisboa.
Em caso de vitória, as águias deixam os leões a 15 pontos de distância e mantêm a pressão do lado dos dragões na corrida ao título. Mas um empate ou uma derrota diante do Sporting podem fazer com que essa pressão passe para o lado dos comandados de Roger Schmidt.
Qualquer que seja o resultado, o jogo de domingo promete, como sempre, ser escaldante. Que role a bola no dérbi!