Durante o concurso por equipas de ginástica artística masculina na 32.ª edição da Universíada de Verão, em Essen, o ginasta italiano Lorenzo Bonicelli sofreu uma má saída no exercício de anéis, durante a terceira rotação, o que resultou numa grave lesão que o deixou imóvel no praticável.
O atleta foi imediatamente assistido pela equipa médica da organização alemã, bem como pelos responsáveis de saúde da FISU e do CUSI, tendo sido depois transportado para o Hospital Universitário local. Dado o forte impacto emocional no restante grupo, a equipa técnica responsável pela missão GAM na Alemanha decidiu retirar a equipa da competição.
À noite, o atleta de 23 anos, natural de Abbadia Lariana, foi submetido a uma cirurgia às vértebras cervicais. Inicialmente não foi divulgado qualquer boletim médico sobre o seu estado de saúde, mas uma atualização recente surgiu através do perfil de Facebook do ex-diretor da Federação Internacional de Ginástica (FIG), Steve Butcher.
“O Lorenzo está em coma induzido após a cirurgia. Serão precisos pelo menos dez dias para se saber o seu estado clínico. Toda a família da ginástica está a rezar e a torcer pela sua total recuperação".