Mais

Universitario escreve nova página de glória: os pilares do título no Peru

Torcida do Universitario
Torcida do UniversitarioALEJANDRO PAGNI / AFP)
A "U" sagrou-se campeã do Apertura 2025 e já conquistou quatro torneios curtos, consolidando um domínio absoluto no futebol peruano.

É, neste momento, a melhor equipa do Peru e já o demonstrou em campo. O Universitario de Deportes vive o seu melhor momento depois de conquistar o Torneo Apertura 2025, o seu quarto torneio curto desde o Clausura 2023, o Apertura e o Clausura 2024. Os "merengues" têm-se destacado por serem uma equipa intensa, ritmada e corajosa, sobretudo nos grandes jogos.

Embora a formação orientada por Jorge Fossati não tenha conseguido vencer o seu último adversário, já havia garantido o essencial na vitória sobre o Deportivo Garcilaso, em Cusco, e beneficiava de uma vantagem confortável na diferença de golos, o que lhe conferia margem para gerir o desfecho do Apertura.

Apesar das três derrotas consecutivas - as únicas no Apertura - o Universitario foi a equipa mais consistente do torneio, sabendo vencer os jogos decisivos e reagir nos momentos-chave da competição.

De acordo com as estatísticas do Flashscore, a "U" foi a equipa que mais jogos venceu no Apertura (13), a que mais golos marcou (38), a que menos perdeu (3) e a segunda com menos golos sofridos, apenas 11. Estas são as chaves do seu sucesso.

Um plantel consolidado

O Universitario mantém, desde 2023, pelo menos oito jogadores no onze inicial. O clube peruano optou por consolidar um núcleo de jogadores resilientes, com dezenas de balneários partilhados, dando continuidade ao projeto iniciado por Manuel Barreto há três temporadas. A continuidade deste processo tem ganho valor e reforçado a identidade da equipa.

Um treinador que conhece o balneário

Jorge Fossati regressou a Lima para assumir o cargo de treinador da "U" depois de uma passagem falhada pela seleção peruana. Embora o seu regresso tenha sido questionado, o uruguaio de 72 anos mostrou competência e segurança nas suas decisões quando se tratava de escolher os jogadores, além de extrema confiança na presença de novos talentos.

Um ataque devastador

O Universitario foi a equipa que mais golos marcou no torneio (38) e a segunda que menos sofreu (12). A diferença em relação ao seu adversário mais direto, o Alianza Lima, foi de 14 golos. Esse fator permitiu que a "U" chegasse à última jornada com boas hipóteses de conquistar o título e se pudesse contentar com um empate para levantar o troféu.

Estatuto de visitante

A grande dívida do Universitario nos últimos anos era vencer fora de casa e, principalmente, na altitude. Neste Apertura, terminaram o torneio como a melhor equipa visitante devido aos 17 pontos conquistados fora de casa - os mesmos do Alianza, mas com melhor saldo de golos. Além disso, venceram três das três partidas disputadas em Juliaca, Ayacucho e Cusco.