Mais

Usyk vai além do desporto: "Trump, abra os olhos e pare a guerra na Ucrânia"

Oleksandr Usyk, campeão do mundo de pesos pesados
Oleksandr Usyk, campeão do mundo de pesos pesadosAlex Davidson/Getty Images/AFP
O campeão do mundo de pesos pesados, de nacionalidade ucraniana, dirigiu-se ao presidente dos EUA, perguntando ainda: "Porque é que quer 'vender' parte do meu país?"

Parceiro do promotor Don King nas décadas de 1980 e 1990, e organizador com ele de vários combates de boxe em Atlantic City (incluindo o combate mundial de pesos pesados da Wbo entre Ray Mercer e Francesco Damiani), o presidente norte-americano Donald Trump foi abordado com um apelo pelo atual campeão mundial de pesos pesados da WBC, WBA e Wbo, o ucraniano Oleksandr Usyk, durante uma entrevista conduzida pelo jornalista britânico Piers Morgan e retransmitida, também através de vídeo, pelo NY Post e pela agência ucraniana Unian.

"Presidente Trump, porque é que quer 'vender' parte do meu país? Presidente Trump, abra os olhos, por favor", disse Usyk.

"Por favor, pare a guerra na Ucrânia. A Rússia atacou um povo que vive em paz de acordo com as regras. É uma m...a. O que é que eu gostaria que Trump fizesse? Já o disse, gostava que ele acabasse com esta guerra", acrescentou.

Mas isto, perguntaram a Usyk, mesmo que, para haver paz, a Ucrânia tivesse de ceder partes do seu território à Rússia?

"Isso é um disparate, sim, um disparate", foi a resposta do campeão ucraniano, que também foi medalha de ouro nos Jogos de Londres 2012.

E é na capital britânica que Usyk vai lutar contra o campeão da Ibf, Daniel Dubois, pela reunificação dos títulos, a 19 de julho.