“Que emoção, que orgulho, que grande sucesso coletivo. Esta infraestrutura é uma maravilha. São equipamentos pensados para o alto nível competitivo, mas também para incentivar novas vocações”, referiu Tony Estanguet.
Situada no extremo sul de Marselha, a nova Marina du Roucas Blanc, composta por seis edifícios, exigiu pouco mais de dois anos de obras por um custo total estimado em 44 milhões de euros, ou quase o dobro do orçamento inicial (25 milhões de euros).
O novo equipamento já recebeu há um ano o campeonato francês de vela e os atletas da seleção gaulesa. De 28 de julho a 08 de agosto, mais de 330 velejadores de todo o mundo competirão por medalhas olímpicas em 10 modalidades.
“Os campeões vão inspirar vocações e os pequenos marselheses vão se inspirar nas vitórias deste verão”, disse a ministra do Desporto, Amélie Oudéa-Castéra, numa conferência de imprensa.
O prefeito de Marselha, Benoît Payan, por sua vez, falou de “um estádio marítimo onde os melhores atletas treinarão a poucos metros das crianças de Marselha" e que "gerações inteiras de marselheses aprenderão a velejar no novo equipamento".
“Estamos profundamente orgulhosos de Marselha. É uma massa de água única no mundo, as imagens serão magníficas e Marselha irá deslumbrar o planeta”, concluiu Amélie Oudéa-Castéra.