Mais

Victor Wanyama sai da reforma e é convocado por Benni McCarthy para a seleção do Quénia

Wanyama está de volta à seleção do Quénia
Wanyama está de volta à seleção do QuéniaGarry McHarg / Shutterstock Editorial / Profimedia
O selecionador nacional do Quénia, Benni McCarthy, convocou o médio Victor Wanyama para os próximos jogos internacionais amigáveis contra o Chade, agendados para 7 e 10 de junho de 2025.

Wanyama, de 33 anos, deu a entender numa entrevista recente que o antigo avançado sul-africano, que assumiu o comando do Quénia até à Taça das Nações Africanas (CAN) de 2027, tinha tentado convencê-lo a anular a sua decisão de se retirar e a voltar a jogar pela seleção nacional.

A última vez que Wanyama jogou pelo Quénia foi em novembro de 2020, antes de abandonar a seleção nacional em 2021, depois de ter sido preterido para a seleção, desta vez para as eliminatórias do Mundial-2022. Um comunicado da Federação de Futebol do Quénia (FKF) confirmou o regresso de Wanyama para os dois jogos amigáveis que serão disputados em Marrocos.

"O selecionador principal do Harambee Stars, Benni McCarthy, convocou uma equipa provisória para os próximos amigáveis internacionais contra o Chade, agendados para 7 e 10 de junho de 2025. Os amigáveis realizar-se-ão em Marrocos", lê-se no comunicado.

A principal inclusão é o regresso do veterano Victor Wanyama, que saiu da reforma internacional para voltar a integrar a seleção nacional.

Regresso de Wanyama à seleção do Quénia suscita reações mistas

O antigo jogador do Celtic, Southampton e Tottenham foi capitão da seleção nacional na Taça das Nações Africanas em 2019, quando o Quénia terminou em terceiro lugar no seu grupo, atrás dos finalistas Argélia e Senegal.

Wanyama estreou-se com a camisola do Quénia em maio de 2007, com apenas 15 anos, num amigável contra a Nigéria, e participou nos seis jogos de qualificação do seu país para o Mundial-2010.

Os números de Wanyama
Os números de WanyamaFlashscore

Em setembro de 2021, depois de ter sido várias vezes preterido na qualificação para o Mundial-2022, Wanyama anunciou a sua retirada do futebol internacional, pondo fim a 14 anos de serviço.

Wanyama tornou-se o primeiro jogador queniano a marcar um golo na Liga dos Campeões, ao marcar o primeiro golo na vitória do Celtic por 2-1 sobre o Barcelona, a 7 de novembro de 2012.

A 11 de julho de 2013, Wanyama transferiu-se para o Southampton, da Premier League, por 15 milhões de euros, o que fez dele o jogador mais caro vendido por um clube escocês na altura, ultrapassando os 11 milhões que o Spartak Moscovo pagou por Aiden McGeady em 2010.

No verão de 2016, mudou-se para o Tottenham, onde permaneceu até março de 2020, altura em que assinou com o Montreal Impact, clube da Major League Soccer. Em março de 2025, Wanyama regressou à Escócia para jogar no Dunfermline Athletic, sob a orientação do seu antigo treinador do Celtic, Neil Lennon.

Entretanto, o plantel apresenta uma mistura equilibrada de jogadores experientes e novos talentos, à medida que McCarthy continua a moldar a sua equipa. Entre os destaques estão Kenneth Nyamwaya e Swaleh Pamba, ambos convocados pela primeira vez para a seleção principal.

O capitão e principal atacante Michael Olunga está ausente da lista de convocados e McCarthy chamou Moses Shumah, do Kakamega Homeboyz FC, Beja Nyamawi, do Bandari FC, e Emmanuel Osoro, do FC Talanta, para o setor ofensivo.

O regresso de Wanyama significa que estará disponível para os próximos jogos de qualificação do Quénia para o Mundial-2026, contra a Gâmbia e as Seychelles, em setembro. O Quénia vai receber as duas nações de 1 a 8 de setembro.

O Quénia ocupa o quarto lugar do Grupo F, com seis pontos em seis jogos. A Costa do Marfim lidera com 16 pontos, o Gabão é o segundo com 15, enquanto o Burundi é o terceiro com 10 pontos.

O calendário do Quénia
O calendário do QuéniaFlashscore

Este será o segundo estágio de McCarthy com o Quénia e os próximos amigáveis serão uma oportunidade fundamental para avaliar a profundidade e a prontidão do plantel, enquanto o Quénia se prepara para o Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2025, em agosto.

Os jogadores deverão apresentar-se na sexta-feira, 2 de junho de 2025, para iniciarem os preparativos para os dois jogos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Faruk Shikhalo (Bandari FC), Sepstianos Wekesa (Kariobangi Sharks FC), Brian Bwire (Polokwane City FC).

Defesas: Siraj Mohammed (Bandari FC), Swaleh Pamba (Bandari FC), Abud Omar (Kenya Police FC), Daniel Sakari (Kenya Police FC), Lewis Bandi (AFC Leopards), Alphonce Omija (Gor Mahia FC), Kenneth Nyamwaya (Bidco United FC), Brian Mandela (Stellenbosch FC).

Médios: Victor Wanyama (Dunfermline Athletic FC), Alpha Onyango (Gor Mahia FC), Timothy Ouma (SK Slavia Prague), Brian Musa (Kenya Police FC), Ben Stanley Omondi (Gor Mahia), Boniface Muchiri (Ulinzi Stars), Mohammed Bajaber (Kenya Police FC), David Sakwa (Bandari FC), James Kinyanjui (KCB FC), Adam Wilson (The New Saints FC), William Lenkupae (Central Coastal Mariners FC).

Avançados: Moses Shumah (Kakamega Homeboyz FC), Beja Nyamawi (Bandari FC), Emmanuel Osoro (FC Talanta).

Dennis Mabuka
Dennis MabukaFlashscore