Vinícius Jr. homenageado em cerimónia de assinatura da lei antirracismo no Rio de Janeiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vinícius Jr. homenageado em cerimónia de assinatura da lei antirracismo no Rio de Janeiro

Avançado do Real Madrid deixou ainda as suas pegadas gravadas na Calçada da Fama do Maracanã
Avançado do Real Madrid deixou ainda as suas pegadas gravadas na Calçada da Fama do MaracanãAssembleia Legislativa do Rio de Janeiro
O atacante Vinícius Júnior foi condecorado esta quarta-feira com as principais distinções concedidas pelos legislativos regional e municipal do Rio de Janeiro, numa cerimónia no estádio do Maracanã em que foi sancionada a lei regional contra o racismo que leva o seu nome.

"Espero que a minha família esteja orgulhosa de mim e tudo que eles fizeram para eu chegar até aqui. É um dia muito especial", disse o jogador do Real Madrid e da seleção brasileira no evento.

O atacante recebeu a Medalha Tiradentes, principal condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e a Medalha Pedro Ernesto, principal condecoração concedida pela Câmara Municipal da cidade.

"Às vezes me pergunto se mereço tanto. Não esperava tantos prémios e receber todo esse carinho no Maracanã", completou.

A decisão do jogador de enfrentar diretamente os adeptos que lhe lançaram insultos racistas durante uma partida entre Real Madrid e Valencia, pelo Campeonato Espanhol, inspirou a lei contra o racismo nos estádios que entra em vigor a partir de quarta-feira no estado do Rio de Janeiro.

A lei, de autoria do deputado Josimar e sancionada pelo governador Cláudio Castro, prevê a suspensão automática das partidas quando forem registadas injúrias racistas, e até mesmo permanente se a discriminação continuar.

A chamada "Lei Vini Jr." também institui o Protocolo de Combate ao Racismo, que orienta qualquer cidadão sobre como denunciar comportamentos racistas a qualquer autoridade em um estádio.

Além das medalhas, a Câmara Municipal também concedeu ao jogador de futebol o título de "Cidadão Carioca".

Na cerimónia, o avançado do Real Madrid deixou ainda as suas pegadas gravadas na Calçada da Fama do Maracanã, o maior templo do futebol brasileiro, que já conta com as pegadas de craques como Pelé, Garrincha, Rivelino e Ronaldo.