Apesar de o atual contrato do avançado brasileiro terminar no final da época 2026/27, o campeão espanhol contactou os agentes do jogador no mês passado para reformular o acordo e pôr fim ao interesse saudita que se arrasta há mais de um ano.
Uma fonte próxima de Vinicius Jr. disse que, apesar dos múltiplos contactos da Arábia Saudita demonstrando interesse numa possível transferência para o Al Ahli, nunca foi discutida uma oferta formal de contrato e a confiança dos sauditas numa possível transferência diminuiu nos últimos meses.
O Real negou ter sido contactado pelas autoridades sauditas, mas uma fonte próxima do clube madrileno disse que foi abordado por funcionários do Fundo de Investimento Público saudita durante a Supertaça de Espanha, em Jeddah, no início de janeiro, para se informarem sobre Vinicius Jr.
No entanto, os campeões europeus não mostraram interesse em negociar uma transferência, destacando a cláusula de compra de mil milhões de euros do jogador como o único cenário em que permitiriam a saída do brasileiro.
"Não sei de nada, ninguém falou comigo sobre (uma oferta saudita)", disse Vinicius Jr. à TNT Sports após a vitória do Real por 2-3 sobre o Manchester City no jogo da primeira mão dos playoffs da Liga dos Campeões, na terça-feira. "Eles têm que falar com o presidente (do Real). Espero que eu possa ficar aqui por muito tempo", acrescentou o jogador.
"É sempre muito emocionante poder iniciar conversações com o Real Madrid sobre a minha renovação. Tenho um contrato até 2027, mas sempre falei do meu desejo de poder jogar aqui por muito tempo, de poder fazer história aqui".
O Real anunciou a última renovação do contrato de Vinicius Jr. em outubro de 2023, que era um acordo de quatro anos, alegadamente no valor líquido de 13,5 milhões de euros de salário por época.
O jogador optou por um contrato mais curto e baseado em incentivos, em vez dos habituais contratos de cinco a seis anos que a maioria dos jogadores do Real assinam, numa aposta na sua evolução como um dos principais jovens jogadores da Europa.
Salário alto
Depois da dobradinha LaLiga e Liga dos Campeões na última temporada e do prémio de Jogador do Ano da FIFA em 2024, fontes disseram que Vinicius Jr. tinha conseguido uma série de prémios de desempenho e de fidelidade que aumentaram o seu salário para o topo da folha salarial do Real.
Nem o clube nem os jogadores revelam os valores nos seus contratos, mas várias fontes do futebol disseram que o salário de Vinicius Jr já está quase no mesmo nível do novo atacante Kylian Mbappé, cerca de 18 milhões de euros por ano.
No entanto, o contrato do francês inclui um bónus de assinatura de 100 milhões de euros e uma grande percentagem dos seus direitos de imagem, o que faz dele um dos atletas mais bem pagos do mundo.
Após duas reuniões presenciais realizadas nas últimas semanas em Madrid, com a presença do pai de Vinicius Jr., o Real apresentou novos números e uma terceira reunião entre os dirigentes do clube e a equipa do jogador está agendada para a próxima semana.
Há um otimismo crescente de ambas as partes em relação a um acordo sobre a renovação do contrato de Vinicius Jr.
Uma fonte próxima do jogador disse que ele não tem interesse em ir para outro clube na Europa e só começaria a ouvir ofertas de contrato da Arábia Saudita acima de mil milhões de euros.
Vinicius Jr e o seu staff já têm uma relação comercial frutífera com a Arábia Saudita e o jogador tem participado em reuniões de patrocínio e comerciais relativas a eventos de turismo e desportos eletrónicos no país do Golfo.
Há também interesse da Arábia Saudita em torná-lo embaixador do Mundial-2034, que será realizada no país.