Confirmaram-se os piores receios para Arsenal e Países Baixos. Na última quinta-feira, Vivianne Miedema abandonou o jogo com o Lyon, da fase de grupos da Liga dos Campões, de maca e lágrimas nos olhos com uma lesão que parecia grave. Esta segunda-feira, nas redes sociais, a jogadora de 26 anos confirmou que sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior.
"Foi um daqueles momentos em que percebi logo. Passam tantas coisas pela tua cabeça: não posso ajudar mais a minha equipa esta temporada, o Mundial, uma operação e a recuperação que vai ser muito, muito longa. Não vou dizer que vou regressar mais forte ou que mal posso esperar por passar os próximos meses no ginásio, onde vou ter muitos dias complicados (com muito choro que já aconteceu), mas, infelizmente, é parte do futebol", escreveu a jogadora.
Já o Arsenal confirmou que Miedema vai ser submetida a uma cirurgia nos próximos dias, mas não define ainda o período concreto de paragem. Ainda assim, o problema faz soar os alarmes na seleção dos Países Baixos que não sabem se podem contar com a atleta para o Mundial.
A jogadora é uma das figuras das neerlandesas que vão disputar o Campeonato do Mundo de 2023, que se disputa na Austrália e Nova Zelândia, com o pontapé de saída agendado para 20 de julho. Os Países Baixos estão no Grupo E, com Estados Unidos da América, Vietname e o vencedor do play-off A (Portugal, Tailândia ou Camarões).
Já o Arsenal fica sem uma das melhores marcadoras da equipa (sete golos em 15 jogos), isto numa época em que procura colocar um ponto final na hegemonia do Chelsea. Campeãs em 2011, 2012 e 2019, as londrinas querem travar as rivais da capital de somar o quarto título consecutivo.