Mais

Mundial de Voleibol: Dois Top 10 complicam sonho português de fazer história

Portugal marca presença no Mundial
Portugal marca presença no MundialFPV
A seleção portuguesa de voleibol alimenta a secreta esperança de desafiar no Mundial das Filipinas o oitavo lugar conseguido em 2002, missão complicada por dois rivais do Top 10 Mundial, nomeadamente Estados Unidos e Cuba.

Enquanto Portugal se apresenta na 29.ª posição do ranking internacional, os Estados Unidos são sextos e Cuba 10.º, num Grupo D no qual a Colômbia surge com menor estatuto, em 41.º.

Campeões do Mundo em 1986 e bronze em 1994 e 2018, os Estados Unidos são o adversário teoricamente mais complicado, como o comprova um historial enriquecido com três títulos olímpicos (Los Angeles-1984, Seul-1988 e Pequim-2008), além de outros três bronzes.

Cuba não tem o mesmo currículo, ainda assim foi bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal-1976, tendo sido vice-campeã do Mundo em 1990 e 2010 e bronze em 1978 e 1998.

Quinze anos sem pódios nas duas maiores competições internacionais ajudaram a que o técnico Jesus Angel Cruz tenha recuperado recentemente alguns dos seus melhores jogadores que atuam no estrangeiro, tornando Cuba novamente um conjunto de elevado calibre.

A Colômbia afigura-se como a mais acessível do grupo, porém não deve ser subestimada, já que tem mostrado progressos consistentes, traduzidos na terceira posição nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

Esta é somente a terceira participação portuguesa em campeonatos do Mundo, depois do memorável oitavo lugar em 2002, na Argentina, décadas depois do 15.º, em 1956, em França.

O selecionador João José, ex-jogador que foi chave na campanha de 2002, tem mesclado atletas experientes com jovens promissores, contando com sete elementos que na época passada competiram no estrangeiro, nomeadamente Espanha, França, Japão, Países Baixos, Polónia e Roménia.

Jovens talentos como José Pedro Pinto, Nuno Marques, Bruno Dias ou André Pereira fazem parte do futuro da seleção que pela quarta vez consecutiva se apurou para o campeonato da Europa, a realizar em 2026, que consolida o estatuto de Portugal entre os mais fortes do Velho Continente.

O campeonato do Mundo assume este ano um novo formato com 32 seleções, divididas por oito grupos, sendo que os dois primeiros de cada avançam para os oitavos de final.

Calendário de Portugal (horas de Lisboa):

- 13 set, sábado:

06:30 Cuba – Portugal

- 15 set, segunda-feira:

14:00 Estados Unidos – Portugal

- 17 set, quarta-feira:

03:00 Portugal - Colômbia