No primeiro dos três encontros de caráter particular que irá realizar com a Roménia, inseridos na preparação de ambas as seleções para o Mundial, Portugal perdeu na negra pelos parciais de 24-26, 25-18, 25-21, 17-25 e 15-9.
Portugal, antes de viajar para Manila, nas Filipinas,em 2 de setembro, volta a defrontar a Roménia no sábado e no domingo, pelas 18:30 (16:30 em Lisboa).
O selecionador João José utilizou a seguinte equipa inicial: Filip Cveticanin, Miguel Tavares Rodrigues, Lourenço Martins, Kelton Tavares, José Pinto e Nuno Marques; libero - Ivo Casas. Jogaram ainda Guilherme Menezes, Tiago Violas, André Pereira, Rafael Santos e Gonçalo Sousa (libero).
Integrado no Grupo D, Portugal defronta adversários de peso na fase final do Mundial, a começar por Cuba, na estreia, em 13 de setembro, pelas 06:30 portuguesas, reeditando confrontos históricos na Liga Mundial.
Segue-se, em 15 de setembro, às 14:00, o jogo com os EUA, uma seleção que dispensa apresentações, sendo a 3.ª no ranking mundial e medalha de bronze em Paris2024. O percurso na fase de grupos encerra frente à Colômbia, em 17 de setembro, às 03:00.
João José, que em 2002 integrou como jogador a equipa que alcançou o histórico 8.º lugar no Mundial da Argentina, reconhece as dificuldades do grupo, mas traça como objetivo terminar entre os dois primeiros para continuar a avançar numa competição que, este ano, se disputa num novo formato com 32 seleções.
Este regresso aos grandes palcos é visto como um momento de viragem para o voleibol português, que se tem afirmado com uma nova e promissora geração. A qualificação direta para o Mundial de 2025 e Europeu de 2026 promete solidificar o seu estatuto.