Recorde as incidências da partida
Pela primeira vez desde que Marcel Matz assumiu o comando técnico do Benfica, em 2018/19, os encarnados perderam dois jogos seguidos no campeonato nacional, sendo que, por coincidência, o resultado deste sábado é exatamente o mesmo do quarto jogo da época passada, também ela decidida na negra.
O público presente no pavilhão João Rocha era pouco (meia casa), por isso os adeptos do Benfica eram mais ruidosos. A única forma de abafar este forte apoio foi o de colocar a música quase a furar os tímpanos de quem estava no recinto desportivo.
A formação de Alvalade, obrigada a ganhar, entrou mais a dominar o marcador, e o Benfica a cometer os mesmos erros do terceiro jogo, no serviço e na receção.
Com isto, os comandados de João Coelho foram aumentando a diferença no marcador - chegou a ser de oito pontos (21-14) – terminando o primeiro set com 25-20.
O início do segundo parcial deu a sensação que o Benfica tinha acordado e que estava a conseguir ombrear com o Sporting. É certo que neste período, as figuras Edson Valência (Sporting) e Felipe Banderó (Benfica) estiveram apagadas.
O Benfica começou a perder gás e o Sporting estava determinado em levar o play-off para a negra. Quando voltou a liderar o marcador (viragem aos 12-11) e se apanhou com seis pontos à maior (19-13) ficou claro que ou o Benfica, pentacampeão nacional, vestia o fato de macaco ou então sairia de Alvalade vergado.
Melhores a atacar e a defender, os leões voltaram a entrar com o pé direito, a manietar o Benfica. Os encarnados até tiveram dois pontos de vantagem (12-10), mas a tarde era claramente do Sporting.
Marcel Matz apostou as fichas todas. Colocou Bernardo Silva, que hoje não assumiu o posto de líbero, para dar uma dinâmica diferente ao Benfica, mas Edson Valência acordou e embalou a formação de Alvalade para o 3-0, ainda que o Benfica tenha conseguido reduzir em muito o marcador, mas acabou por cair, por 25-23.
As duas equipas voltam a encontrar-se quarta-feira, 07 de maio, na Luz, para o encontro que fecha as contas do campeonato nacional de voleibol.