Recorde as incidências da partida
Autor de 25 pontos, Edson Valência acabou por ser a figura de destaque não só dos leões, mas de todo o encontro, no qual Banderó, do Benfica, surge depois com 18.
Por sua vez Galabov, com 13, veio justificar, por um lado, a superioridade leonina no jogo, que pode recolocar a equipa verde e branca na luta pelo título, conquistado ininterruptamente pelos benfiquistas desde 2018/19.
Com um triunfo nos dois primeiros jogos, ambos por 3-1, o Benfica entrou para o encontro de hoje de forma bem mais tranquila do que o Sporting, que não tinha qualquer margem de erro, e quando tentou recuperar, já era demasiado tarde.
Naquela que foi a partida mais bem disputada desta final, o duelo de forças foi a nota dominante em todos os parciais, embora o Sporting tenha mostrado um ligeiro ascendente, sobretudo no capítulo atacante.
O triunfo do primeiro parcial acabou por cair para o lado do Sporting após tie break (26-24), com Edson Valência a assumir o protagonismo.
Os comandados de João Coelho mantiveram o ímpeto e, rapidamente, chegaram ao 4-1 e tiveram mesmo seis pontos de vantagem (15-9). Esta almofada revelou-se uma autêntica montanha para as águias, que o melhor que conseguiram foi ficar a dois pontos, acabando por claudicar por 25-23.
O Benfica entrou melhor no terceiro parcial, mas cometeu diversos erros no serviço permitindo ao Sporting recuperar a liderança no marcador (10-9), contudo os comandados de Marcel Matz puxaram dos galões e recuperaram a condição de vencedores e, pela primeira vez, conseguiram uma vantagem de três pontos (13-10).
Depois de nova remontada do Sporting o triunfo viria a pender para as águias com o ponto conquistado por Nivaldo Gomez.
Com a alternância na liderança do marcador, o Sporting acabou por conquistar o quarto set aproveitando um período de maior ansiedade do Benfica que cometeu alguns erros de decisão, que acabaram por ajudar os leões.
As duas equipas voltam agora a encontrar-se no próximo sábado, às 16:00, novamente no Pavilhão João Rocha, no quarto jogo da final do campeonato.