Recorde as incidências da partida
O campeonato nacional de voleibol volta a ser marcado pelo equilíbrio e um resultado pode fazer a diferença no que toca à liderança da fase regular. O Benfica foi ao Pavilhão João Rocha na liderança e sabia que um triunfo praticamente garantia esse primeiro lugar.
Os encarnados vinham de uma fase positiva, com cinco triunfos consecutivos, mas o Sporting chegava moralizado depois do triunfo na Liga dos Campeões e o fator casa acabou por sentir-se no encontro deste sábado.
Os leões entraram melhor na partida e distanciaram-se cedo no primeiro set, com um parcial de 3-0 que deixou o Sporting com uma vantagem de cinco pontos (14-9). As águias ainda anularam três set points, mas o Sporting confirmou o 1-0 com um 25-23 depois de um set em que nunca esteve a perder.
O set seguinte começou na mesma toda, com o Sporting novamente a aproveitar um parcial de 3-0 para se distanciar do rival lisboeta (8-5), mas o Benfica aproveitou uma série de erros no serviço leonino e a desinspiração de Edson Valencia para recuperar e colocar-se na liderança pela primeira vez (13-14). A equipa de João Coelho guardou energias para o set seguinte e acabou por ceder o empate (1-1) com um 20-25.
No entanto, a resposta foi clara e o Sporting voltou a superiorizar-se no terceiro set, com Edson Valência a subir de rendimento e a maior eficácia no serviço a ser determinante para o 2-1, em mais um set no qual o Benfica não conseguiu colocar-se na frente e perdeu por claros 25-19.
O peso do quarto set limitou as duas equipas e equilibrou o duelo, que começou com o Benfica na frente, mas teve uma reviravolta leonina com um parcial de 4-0 que obrigou Marcel Matz a pedir uma pausa técnica. Apesar da boa resposta, os encarnados acabaram mesmo por ceder (26-24) e foram ultrapassados pelo Sporting na liderança do campeonato.
Depois desta partida, o Sporting desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória SC já no domingo, enquanto o Benfica visita o Castêlo da Maia.
