Voleibol: Sporting vence Vitória SC (0-3) no acerto de calendário

Sporting saiu de Guimarães com segunda vitória em dois dias
Sporting saiu de Guimarães com segunda vitória em dois diasSporting CP

O Sporting venceu este domingo o Vitória SC, por 0-3, no jogo em atraso da 13.ª jornada do campeonato nacional de voleibol e, depois do triunfo diante do Benfica, na véspera, reforçou ainda mais a liderança na tabela.

Vitória SC 0-3 Sporting

Num jogo onde João Coelho, treinador do Sporting, apostou na titularidade de jogos menos utilizados, tendo em conta o calendário, os leões deram uma resposta à altura, vencendo com os parciais de 17-25, 28-30 e 20-25.

O Sporting entrou bem na partida, em Guimarães, com um potente ataque de Jan Pokeršnik a abrir as contas do jogo (0-1). Os leões dominaram as primeiras jogadas (1-4), mas permitiram uma momentânea recuperação da equipa da casa (5-6). Mads Jensen voltou a cavar três pontos de vantagem (6-9) e, nesta fase, os vimaranenses acumularam alguns erros não forçados, permitindo aos verde e brancos gerir o parcial com relativa segurança (7-11).

Li Yongzhen desmontou a organização defensiva adversária com um ataque eficaz (8-13) e, muito sólidos no primeiro toque, os verdes e brancos foram alargando a vantagem no set (11-17). Tiago Barth, com um potente ataque, fechou o 18.º ponto do Sporting e obrigou o técnico do Vitória SC a pedir o primeiro time-out da partida.

Sem grande efeito, já que Mads Jensen continuou a exibir-se a grande nível e conduziu o Sporting àquele que se previa já um rápido fecho do set (12-21). Li Yongzhen manteve-se igualmente forte no bloco e os leões fecharam mesmo o parcial com um inequívoco 17-25, ao fim de vinte minutos de jogo. Com um serviço agressivo e grande estabilidade na primeira bola, a equipa de João Coelho foi muito eficaz no side-out e confirmou a sua superioridade.

O segundo set começou com o Sporting novamente forte no serviço flutuante, com Armando Velásquez a dificultar a primeira bola adversária (0-3). O Vitória SC conseguiu, ainda assim, reequilibrar o marcador (6-6) e, acelerando no bloco, passou mesmo para a frente pela primeira vez no encontro (11-9).

Com mais erros neste parcial, os leões sentiram dificuldades na construção após o serviço adversário (13-10), levando João Coelho a pedir um desconto de tempo. Reorganizado no bloco, o Sporting reduziu para a diferença mínima (15-14), mantendo-se na discussão do set.

Na fase decisiva (18-17), o Vitória SC voltou a ganhar algum ascendente após novo time-out (20-17), mas os verdes e brancos reagiram: Mads Jensen assumiu no ataque, Kelton Tavares entrou para o serviço e, com Edson Valencia também em campo, o Sporting recuperou no marcador. Num final de set muito disputado, os leões revelaram maior solidez emocional e fecharam o parcial por 28-30, com um contra-ataque decisivo de Tiago Pereira.

O terceiro set começou com alguns erros do Sporting e vantagem inicial do Vitória SC (3-0), mas Tiago Pereira, com um amorti de grande classe, iniciou a recuperação (4-4), antes de consumar ele mesmo a reviravolta com mais dois pontos consecutivos (4-6). Os leões mantiveram-se na frente, com Jan Pokeršnik e Mads Jensen a ampliar a vantagem, enquanto Li Yongzhen voltou a destacar-se no bloco.

Animicamente forte e com soluções ao longo de todo o encontro, o Sporting controlou os momentos finais e aproveitou alguma quebra da equipa da casa para fechar o set por 20-25. 

Com este resultado os leões chegaram aos 40 pontos, mais quatro que o Benfica, 2.º classificado. Já o Vitória SC ocupa a 4.ª posição, com 23 pontos.