Integrados no Grupo F e apurados diretamente para o quadro principal, os tetracampeões nacionais venceram pelos parciais de 24-22 e 21-18 e começaram da melhor maneira o seu segundo Mundial da carreira, após em 2023 terem terminado no 33.º lugar no México.
Segue-se, no domingo, a dupla Daouda Yacoubou e Mensan Tohouegnon, do Benim, às 03:30 (horas de Lisboa), e, no dia seguinte, o desafio mais exigente frente aos cubanos Noslen Diaz e Jorge Luis Alayo (02:30), nonos classificados nos Jogos Olímpicos Paris-2024.
A maior competição de voleibol de praia alguma vez realizada na Oceânia conta com 48 duplas em cada género e o formato de disputa inclui fase de grupos e de eliminação direta.
Na fase de grupos, as duplas são divididas em 12 poules de quatro equipas, num sistema de todos contra todos a uma só volta avançando diretamente para a ronda de 32 equipas (ou 16 avos de final) os vencedores e os segundos classificados, mais as quatro melhores duplas terceiras classificadas.
As restantes oito duplas terceiras classificadas avançam para uma primeira ronda a eliminar, apelidada de lucky loser, e os quatro vencedores também se qualificam para a denominada ronda de 32.
A partir desta ronda, a competição segue em formato de eliminação direta, seguindo-se os oitavos de final, quartos de final e meias-finais, decidindo-se depois a medalha de bronze, bem como as de ouro e prata na final.
Os portugueses ocupam a 27.ª posição no ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e que lhes valeu a entrada direta para o quadro principal em Adelaide.
