No primeiro de dois embates, realizados ao final da tarde, Gabriela Coelho e Mariana Maia perderam frente à dupla Konink/Schoon, por 2-1, com os parciais de 10-21, 21-19 e 10-15.
As lusas ainda conseguiram superar uma entrada menos conseguida na partida, vencendo o segundo parcial, mas, a maior experiência das neerlandesas, notou-se no terceiro e decisivo set.
Pouco depois, Vanessa Paquete e Raquel Lacerda também cederam frente a van Driel/Bekhuis, por 2-0 (13-21 e 12-21), ditando o fim do percurso nacional no setor feminino.
Com estes resultados, o emparelhamento das meias-finais femininas, que se disputam no sábado, fica definido com os embates entre Ucrânia e Países Baixos e Alemanha e Espanha.
Sábado será ainda dia de decisões para o voleibol de praia masculino português, nos quartos de final, com Gonçalo e Tomás Sousa a defrontarem, às 12:00, a dupla espanhola Viera/Saucedo, e, uma hora depois, João Pedrosa e Hugo Campos a encontrarem os irmãos Huerta, também de Espanha.
A Taça das Nações de voleibol de praia decorre até domingo na Praia da Baía, em Espinho, com entrada gratuita e presença das melhores seleções europeias.