A final a quatro da EGL está agendada para o primeiro fim de semana de julho de 2025 e contará com as melhores seleções da fase de grupos, que terá início em junho de 2025 e na qual cada seleção disputará um total de seis jogos.
A primeira fase será disputada sob a forma de três torneios em três fins de semana consecutivos e cada seleção participante disputará pelo menos uma ronda na qualidade de anfitrião.
Como organizadora da final four, a República Checa está automaticamente qualificada para a decisão e, se terminar a ronda preliminar abaixo do quarto lugar, substituirá nas meias-finais a seleção que se classificou no quarto posto.
A jogar em casa, a República Checa irá tentar melhorar a medalha de bronze conquistada na edição de 2024 da EGL, que teve como vencedora a seleção da Ucrânia, que derrotou na final a Croácia (3-1), qualificando-se para a Liga das Nações de 2025.
Portugal terminou em sétimo a última edição, com nove pontos, referentes a três vitórias, frente a Roménia (3-2), Espanha (3-1) e Luxemburgo (3-0), e três derrotas, com Bélgica (2-3), Ucrânia (1-3) e Croácia (1-3).
Este é o regresso do voleibol de alto nível a Ostrava, que já recebeu o Campeonato da Europa de 2021 e a ‘final four’ feminina da Golden League de 2024.