Mais

Voleibol: Portugal perde (3-1) com a Roménia para a Golden League

Portugal perdeu com a Roménia em Kutná Hora, na República Checa
Portugal perdeu com a Roménia em Kutná Hora, na República ChecaFederação Portuguesa de Voleibol
Portugal perdeu esta sexta-feira por 3-1 com a Roménia, para o Torneio 12 da European Golden League de voleibol, em Kutná Hora, na República Checa, numa partida em que evidenciou alguma falta de consistência do seu jogo.

Recorde as incidências da partida

A seleção portuguesa, já sem hipóteses de atingir a final four e que no sábado se despede da prova frente à anfitriã República Checa, ao contrário da Roménia, ainda na corrida, perdeu pelos parciais de 18-25, 25-21, 22-25 e 22-25.

A Roménia entrou melhor do que Portugal na partida e cedo chegou a uma vantagem de três pontos no primeiro parcial, aos 6-3, que dilatou para quatro, aos 11-7, e que levou o treinador nacional João José a solicitar a primeira paragem de tempo.

Melhor nas várias ações de jogo, principalmente ataque e bloco, a seleção romena abriu a vantagem para sete pontos aos 16-9, que lhe permitiu gerir o set, em que chegou a estar a vencer por nove (23-14), e fechar aos 25-18, em 28 minutos.

A seleção romena manteve a mesma toada no inicio do segundo set, em que chegou à vantagem de quatro pontos, aos 5-1, que manteve até aos 10-6, após o que, no seu melhor período, Portugal anulou e passou para a frente por quatro, aos 16-12, com um parcial de 10-2.

Portugal, a subir de rendimento e consistência, manteve a vantagem e aumentou para seis pontos, aos 22-16, que lhe permitiu fechar o parcial aos 25-21, em 30 minutos, apesar da reação romena que ainda reduziu para três aos 23-20.

Um início fulgurante no terceiro set, com um parcial de 5-0 durante o serviço de Bruno Dias, deu a entender que a seleção lusa estava por cima do jogo, mas a Roménia, a explorar alguns erros não forçados, anulou a diferença e empatou aos 7-7.

A falhar em momentos decisivos e a acumular erros nas várias ações de jogo, Portugal foi incapaz de travar o ascendente da seleção romena, que passou para a frente aos 11-10 e abriu para uma vantagem de três pontos aos 14-11, com um parcial de 3-0.

A controlar o jogo, a Roménia geriu uma vantagem média de quatro pontos até aos 19-15, que Portugal ainda reduziu para dois, aos 19-17, mas sem continuidade, e fechou o parcial aos 25-22, em 31 minutos, colocando-se a vencer por 2-1.

O quarto e último set teve um inicio incaracterístico, com a seleção romena a entrar com um parcial de 3-0, que Portugal respondeu também com três pontos seguidos (3-3), e depois com nova sequência de 4-0 que colocou o marcador em 7-3.

Portugal passou para a frente aos 13-12, situação que manteve, com maior ou menos dificuldade, até aos 19-17, após o que sofreu um parcial de 3-0, que levou a Roménia para a liderança, aos 20-19, que os comandados de João José já não conseguiram contrariar.

A seleção lusa ainda empatou aos 20-20 e aos 21-21, lançando a incerteza sobre o vencedor do set, que caiu para o lado da Roménia, por 25-22, em 32 minutos, que assim fechou o jogo em 3-1 e amealhou três precisos pontos na classificação geral.

André Pereira, com 14 pontos, Nuno Marques e José Pedro Pinto, com 11, foram os principais pontuadores da seleção portuguesa, enquanto na romena o destaque pertenceu a Miercea Peta, com 17, Alexandru Rata, com 15, e Cristia Daniel Chitigoi, com 14.

Portugal, que soma uma vitória e quatro derrotas, encerra a sua participação na Golden League no sábado frente à República Checa, anfitriã da fase final, a decorrer de 04 a 06 de julho, em Brno.

A Golden League é disputada por 12 seleções, que cumprem um total de seis jogos em três torneios concentrados. As quatro melhores equipas da fase preliminar, incluindo a anfitriã, apuram-se para a ‘final four’.