Recorde as incidências da partida
No Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, Portugal, que registava duas derrotas na competição, começou melhor, com 25-16 no set inicial, cedeu a igualdade no segundo parcial (27-29), mas acabou por garantir o triunfo com favoráveis 25-23 e 25-16 de seguida.
A equipa das quinas entrou em jogo levada ao colo pelos adeptos, encaminhando desde cedo o triunfo no set inicial com cinco pontos consecutivos (5-2), fase em que aproveitou os ataques mal direcionados do adversário.
Kelton Tavares evidenciou-se no momento ideal com pontos consecutivos no bloco e no ataque, permitindo à equipa portuguesa aumentar a diferença (14-8) e, a partir daí, ganhar confiança até fechar o parcial com 25-16.
O segundo set arrancou mais equilibrado, até porque os eslovacos registaram melhorias evidentes na produção ofensiva, e Portugal passou mais tempo em desvantagem no marcador, ainda que de forma tangencial.
O desfecho do parcial acabou por ser emocionante, com ambas as equipas a desperdiçaram vários pontos de set até ao 29-27 favorável aos eslovacos.
A partida prosseguiu praticamente na mesma toada, entre igualdades e vantagens mínimas, num terceiro parcial que só caiu para o lado português quando Bruno Dias saiu do banco para, com o seu serviço em suspensão, colocar o adversário em dificuldades na receção e ajudar Portugal a somar três pontos consecutivos, virando de 22-23 para 25-23.
A equipa portuguesa, que prepara na Golden League a sua participação no Campeonato do Mundo agendado para setembro, nas Filipinas, aproveitou a injeção de confiança para se adiantar no quarto set com quatro pontos à maior, de 3-3 para 7-3.
Foi o momento decisivo do último parcial, com os eslovacos a acusarem claramente a desvantagem e os lusos, em claro ascendente anímico, a avançarem de forma folgada até aos 25-16 que fecharam o encontro.
O torneio 8 prossegue na cidade algarvia com o jogo Israel-Eslováquia, no sábado, enquanto Portugal defronta os israelitas no domingo, ambos às 15:00.
As quatro melhores equipas da fase preliminar da Golden League apuram-se para a final a quatro, que se realiza na República Checa, no início de julho.