Recorde aqui as incidências do encontro
Com este resultado, o Warta Zawiercie assume a liderança do grupo, com seis pontos, e o Sporting permanece no quarto e último posto, ainda sem pontos. O segundo posto é dividido entre os também polacos Asseco Resovia e os germânicos do Luneburg, ambos com três.
Nesta prova, só os líderes de cada um dos cinco grupos têm apuramento direto para os quartos de final. Já os segundos classificados, em conjunto com o terceiro melhor entre todas as poules, têm de disputar um play-off para a passarem aos quartos, por isso necessidade do Sporting pontuar é premente.
Depois da derrota (3-1) frente aos alemães do Luneburg, o Sporting teve pela frente o finalista vencido da Champions da época passada – os campeões foram os italianos do Perúgia (3-2) – e a tarefa desta noite não podia ter sido mais difícil.
O Sporting, que chegou a liderar o marcador na fase inicial (7-5), ainda fez os polacos suarem para vencerem o primeiro set. E não foram só os serviços de Edson Valência, mas também a mobilidade defensiva que estiveram na origem da magra vantagem dos polacos: 22-25.
Os polacos, que sempre respeitaram o Sporting, foram melhores e a superioridade do Warta Zawiercie nunca foi posta em causa, embora na ponta final do segundo parcial o Sporting tenha sonhado com algo mais, ao fazer a reviravolta (22-21).
Contudo, com o internacional português Miguel Tavares – em Portugal representou o Benfica entre 2010/11 e 2013/14, depois passou por Itália (Piacenza), França (Tourcoing-Lille e Rennes) e em 2019/20 rumou à Polónia para representar o Cuprum Lubin de onde saiu em 2021/22 para o Warta Zawiercie -, os forasteiros conquistariam o parcial, tiebreak: 24-26.
Um rude golpe que não fez desmoronar o campeão nacional no terceiro set, que se manteve pontualmente sempre próximo dos polacos, mas a gestão que fizeram do jogo foi melhor e acabaram por fazer o 0-3 com o parcial mais dilatado de todo o jogo (25-20).
Ficha de jogo
Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa:
Sporting – Warta Zawiercie, 0-3.
Parciais: 22-25 (35 minutos), 24-26 (38) e 20-25 (30).
Sob a arbitragem de Ksenija Jurkovic (Croácia) e Maria Machin (Espanha) as equipas alinharam:
Sporting: Sergey Grankin, Kelton Tavares, Edson Valência, Jonas Aguenier, Lourenço Martins e Jan Pokersnik. Jogaram ainda: Nicolas Perren (líbero 1), Gonçalo Sousa (Líbero 2), Armando Velásquez, Mads Jensen e Yongzhen Li.
Treinador: João Coelho.
Warta Zawiercie: Aaron Russell, Milosz Zniszczol, Miguel Tavares, Kyle Ensing, Patryk Laba e Jakub Popiwczak (líbero). Jogaram ainda Mateusz Bieniek e Jakub Czerwinsky.
Treinador: Michal Winiarski.
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.
