"A Confederação Brasileira de Voleibol lamenta profundamente o falecimento de Fábio Paranhos Marcelinho, o Pinha, nesta quarta-feira, aos 52 anos. Pinha foi campeão mundial infantojuvenil em 1989, e juvenil em 1993. Pela seleção adulta, disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta-96, além de edições da Liga Mundial e do Sul-Americana de 1995", escreveu a CBV.
Pinha será homenageado nos jogos da Superliga, conforme anunciado por Radamés Lattari, presidente da entidade que rege o voleibol nacional.
"Pinha partiu muito cedo, mas deixou sua marca na história do voleibol brasileiro. Era um atleta de muita força física, querido por todos. Nos próximos três dias, vamos homenagear o Pinha com um minuto de silêncio antes das partidas da Superliga. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande atleta olímpico", disse Radamés.
Pinha aposentou-se em 2010. Na época, ele esteve em ação no voleibol argentino, onde passou por Sholem Sonder, Rosario Sonder, Chubut Voley e Tigre Voley, o último clube de sua carreira.
Ele iniciou sua jornada nas quadras pelo Rhodia Pirelli e defendeu as cores de clubes tradicionais do Brasil, como o Fiat Minas, a Unisul e o Bento Gonçalves. Pinha também jogou no Espinho, em Portugal.