Mais

Voleibol feminino: Treinador do Benfica celebra "sonho", Rui Pedro Silva assume "dia não"

Benfica conquistou Supertaça feminina
Benfica conquistou Supertaça femininaSL Benfica

Declarações em conferência de imprensa após o jogo Benfica – Sporting (3-0), da Supertaça feminina de voleibol, disputado este sábado, no Pavilhão Municipal de Estremoz:

Recorde as incidências da partida

Henrique Furtado (treinador do Benfica): 

“É uma alegria enorme vencer um troféu contra um grande adversário, vestindo a camisola do Benfica. Uma grande honra para mim. Era o que sonhava viver aqui em Portugal e estou muito feliz por começar desta forma.

Tínhamos feito jogos de bom nível (na pré-época). Foi o que procurei na preparação, fazer jogos contra adversários de qualidade. Sabia que podia acontecer alguma oscilação, mas o mais importante foi chegarmos bem preparados para este desafio. E praticámos um voleibol de altíssima qualidade, o que deixa o treinador muito feliz.

A vitória dá-nos muita confiança. É importante começar com o pé direito. Temos um mês de outubro muito difícil, com grandes adversários na Liga, e também desafios de qualificação para a Liga dos Campeões. Foi muito importante começar a praticar um voleibol desta qualidade e a vencer um grande adversário.

O grupo fez a diferença. Jogadoras que se revezam na quadra, um grupo de qualidade. O Benfica proporcionou-me trabalhar com um grupo de imensa qualidade. Chegar a Estremoz e sentir os adeptos a apoiar o tempo todo, foi uma grande alegria e empurrou-nos muito”.

Alice Clemente (jogadora do Benfica): 

“É muito bom repetir a sensação de vencer a Supertaça. Estava muito entusiasmada para jogar, correu da melhor maneira possível. Estávamos muito focadas para conquistar esta Supertaça.

Termos sido campeãs na época passada carrega em nós uma responsabilidade muito grande. Chegarmos aqui e conseguirmos entrar bem, fortes e ganhar 3-0 é o maior espelho dos treinos, do trabalho e do grupo que temos.

Jogar no Benfica, ganhando ou não ganhando, temos sempre pressão. E isso é positivo, porque sabemos que temos a responsabilidade de mostrar o nosso talento e é por isso que jogamos no Benfica. O clube é muito grande e temos de ver isso como uma boa pressão e isso dá-nos mais motivação para continuarmos a ganhar títulos”.

Rui Pedro Silva (treinador do Sporting): 

“Claramente o Benfica venceu na receção, no primeiro toque. Isso permitiu-lhes ter sempre as melhores opções de ataque e nós sempre fora do sistema, com bolas difíceis. A segunda questão foi a gestão do erro. Errámos muitas bolas que permitiram ao Benfica crescer, ganhar muita confiança e nós sempre a correr atrás do parcial.

Também tivemos alguma desinspiração. Foi claramente um dia não. Faz parte. É nas adversidades que a equipa vai crescer e (a derrota) vai fortalecer-nos já para o próximo jogo, no Castêlo da Maia. Cada jogo é uma história diferente. Hoje venceu o Benfica, e com mérito, mas foi pena, porque era uma Supertaça que queríamos vencer, ainda por cima com muitos adeptos do Sporting a apoiar.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, todos os resultados (na Liga) são possíveis e vai haver jogos surpreendentes. Benfica, Sporting, FC Porto, Sporting de Braga e outros clubes vão ser jogos muito competitivos, e só no final vamos perceber quem serão os vencedores.

Agradeço às minhas atletas o esforço enorme, que elas trabalharam em todos os pontos do jogo, mas temos de dar mérito ao adversário que hoje teve uma vitória justa”.