Muito aguardado no estádio Bislett, onde foi recebido como um rei no seu próprio palácio, Karsten Warholm, o detentor do recorde mundial, perdeu para o seu principal rival, o brasileiro Alison dos Santos.
Warholm começou como uma bomba, com o público a levantar-se à sua passagem, manteve-se na liderança até ao último obstáculo, mas acabou por cometer um erro, permitindo que dos Santos o ultrapassasse no final da corrida (46"63 contra 46"70).
"Estou satisfeito com a corrida, mas é claro que venho sempre para ganhar", disse o atleta, que tem como objetivo o segundo título olímpico em Paris, este verão.
"Bati no último obstáculo, o que me dificultou no final", explicou.
Mas vinte minutos mais tarde, os espectadores puderam consolar-se com a vitória da outra estrela norueguesa, Jakob Ingebrigtsen, que encerrou a noite ao vencer os 1500 metros com o melhor desempenho mundial da época (3'29"74).
O campeão olímpico da disciplina teve de se lançar sobre a linha de meta para vencer, uma vez que Timothy Cheruiyot , do Quénia, ultrapassou-o (2.º em 3m29s77). O francês Azeddine Habz obteve um excelente terceiro lugar, com 3m30s80.
A noite foi ainda marcada por uma prova muito competitiva de 5000 metros, no final da qual Hagos Gebrhiwet, da Etiópia, conseguiu a segunda melhor marca da história em 12'36"73, dominando nomeadamente o recordista mundial da disciplina, Joshua Cheptegei, do Uganda, que acabou por terminar em nono lugar em 12'51"94, quase 15 segundos mais rápido do que o vencedor do dia.
Jackson em apuros, Jacobs derrotado
No final desta interminável noite de verão escandinava, Jakob Ingebrigtsen foi o único dos seis campeões olímpicos presentes em Oslo na quinta-feira a sair com a vitória.
Além de Cheptegei e Warholm, que foram derrotados nas respetivas provas, a velocista Shericka Jackson (ouro olímpico nos 4x100) obteve um dececionante 5.º lugar nos 200 metros.
A bicampeã do mundo da Jamaica não conseguiu fazer qualquer impacto na meia volta que terminou em 22,97, o seu pior resultado desde há quase três anos e desde as eliminatórias dos Jogos de Tóquio, quando parou demasiado cedo o seu esforço pensando que estava bem à frente. Visivelmente desiludida, a velocista não respondeu aos pedidos dos jornalistas após a corrida.
Nos 100 metros, o campeão olímpico Marcell Jacobs também perdeu (4.º em 10"03) para o sul-africano Akani Simbine, que venceu a prova em 9"94.
Por último, no disco, o sueco Daniel Stahl (medalha de ouro em Tóquio) foi dominado pelo novo recordista mundial lituano Mykolas Alekna, que tirou o recorde ao seu pai com 70,91 m.
Matthew Hudson-Smith, da Grã-Bretanha, melhorou o seu próprio recorde europeu nos 400 metros, completando a volta em 44"07, o que lhe permitiu reduzir em quase dois décimos a sua anterior marca.
Antes dos Campeonatos da Europa de Roma (7-12 de junho), alguns dos melhores atletas do mundo reúnem-se na Suécia, no domingo, para o Meeting de Estocolmo.