Welteji e Kessler batem recordes mundiais e conquistam títulos na milha de estrada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Welteji e Kessler batem recordes mundiais e conquistam títulos na milha de estrada

Diribe Welteji bateu o recorde da milha em Riga
Diribe Welteji bateu o recorde da milha em RigaReuters
Dois recordes mundiais de estrada foram batidos este domingo, com o americano Hobbs Kessler (20 anos) a vencer a milha masculina e a etíope Diribe Welteji (21) a derrotar Faith Kipyegon na corrida feminina, no Campeonato inaugural de Corrida de Estrada, em Riga.

Kessler venceu a corrida masculina com o tempo de 3:56.13, terminando à frente do britânico Callum Elson e do compatriota Sam Prakel, reduzindo em cinco segundos o anterior recorde estabelecido por Prakel em abril.

"Estou em forma, não queria mais nada a não ser a vitória, por isso fui em frente", disse Kessler.

"Eu diria que a milha de estrada é uma prova muito americana - Sam (Prakel) e eu somos muito experientes na prova, possivelmente correndo a milha talvez 10 vezes este ano - e estou muito orgulhoso de Sam e muito orgulhoso de mim mesmo", acrescentou.

Mais cedo, este domingo, Welteji bateu o queniano Kipyegon, duas vezes medalhado com o ouro olímpico, terminando com um tempo de 4:20.98.

O anterior recorde mundial, 4:27.97, pertencia a Nikki Hiltz, dos Estados Unidos.

"Vim aqui para ganhar, para escrever a história e para motivar as novas gerações dos nossos atletas", disse Welteji, que ganhou a prata nos 1.500 metros nos Campeonatos do Mundo em agosto.

"Quando me aproximei do último troço do percurso e vi a meta, foi nessa altura que decidi desafiar a posição de liderança de Kipyegon... Tinha a sensação de que a Kipyegon estaria um pouco cansada, por isso acreditei que era possível vencê-la hoje", assumiu.

A milha de estrada passou a ser uma disciplina oficial de recordes mundiais a 1 de setembro.

O recorde masculino da milha é de 3:43.13, estabelecido pelo marroquino Hicham El Guerrouj em 1999. O recorde feminino de 4:07.64 foi estabelecido por Kipyegon no início deste ano.