Mais

Wenger: "O futebol indiano é uma mina de ouro que precisa de ser explorada"

Wenger na semana passada.
Wenger na semana passada.AFP
Arsène Wenger acredita que existe uma "mina de ouro" de talentos futebolísticos na Índia que precisa de ser explorada se o país quiser desempenhar um papel mais importante na cena mundial.

"O meu objetivo é melhorar o futebol em todo o mundo. É impossível que um país como a Índia, com uma população de 1,4 mil milhões de habitantes, não esteja no mapa", afirmou o antigo treinador do Arsenal durante uma visita à Índia na qualidade de Diretor do Desenvolvimento do Futebol Mundial da FIFA.

"O meu principal objetivo aqui é convencer as pessoas de que existe aqui uma mina de ouro, mas que, de momento, não está a ser totalmente explorada e incentivada", acrescentou numa reunião com o presidente da Federação Indiana de Futebol, na segunda-feira.

O francês afirmou que um programa de desenvolvimento sólido pode melhorar o desempenho de um país.

"Estive no Japão em 1995. Em 1998, participaram no Campeonato do Mundo. Isso significa que é possível. É preciso começar cedo. Acho que vocês têm uma força enorme, qualidades fantásticas que me deixam muito otimista em relação ao que podem fazer aqui", anotou.

A Índia nunca participou num Campeonato do Mundo. Optou por não participar no torneio de 1950, apesar de ter sido convidada.