Mais

Xadrez: Penalizado por usar calças de ganga, Magnus Carlsen retira-se do Mundial

Magnus Carlsen na Índia no mês passado
Magnus Carlsen na Índia no mês passadoDIBYANGSHU SARKAR/AFP
O melhor jogador de xadrez do mundo, Magnus Carlsen, retirou-se do Campeonato Mundial de Jogo Rápido na sexta-feira, depois de ter sido penalizado por usar calças de ganga durante a competição em Nova Iorque.

No segundo dia do Campeonato Mundial de Jogo Rápido, que se disputa de quinta-feira a sábado em Nova Iorque, o norueguês começou por ser multado por usar calças de ganga em competição, o que é proibido pelas regras da Federação Internacional de Xadrez(Fide).

"Depois recebi um aviso de que não seria apurado para a ronda seguinte se não mudasse de roupa após o terceiro jogo" dos quatro previstos para sexta-feira. "Perguntei se podia mudar de roupa amanhã (sábado), porque não me tinha apercebido (...) A partir daí, tornou-se uma questão de princípio", explicou Carlsen no canal Take Take Take, que tem o nome da plataforma de xadrez que criou.

"Já estou demasiado velho para me preocupar", continuou o grande mestre de 34 anos, confirmando que estaria ausente na última jornada de sábado, bem como no Campeonato do Mundo de Blitz, que se realiza na segunda e terça-feira no mesmo local.

"Ninguém quer desistir... Provavelmente irei para um sítio onde o tempo esteja um pouco melhor do que aqui", continuou Carlsen, que publicou nas suas redes sociais uma fotografia do seu traje para o dia, um pólo com um casaco e calças de ganga azuis.

"As regras da Fide, como o código de vestuário, foram concebidas para garantir o profissionalismo e a equidade entre todos os participantes", respondeu a Federação num comunicado. "Estas regras estão em vigor há anos, são conhecidas de todos os participantes e são-lhes comunicadas antes de cada evento", acrescenta o comunicado.

Magnus Carlsen é o atual campeão destas duas competições anuais organizadas pela Federação Internacional. No total, ganhou cinco vezes o Campeonato do Mundo de Jogo Rápido e sete vezes o Campeonato do Mundo de Blitz. Foi também cinco vezes campeão mundial de jogo longo, o título mais prestigiado, antes de abandonar a coroa sem luta, dizendo que estava cansado do formato. O título foi conquistado no início de dezembro pelo indiano Gukesh Dommaraju, o 5.º classificado do ranking mundial.

O jogador russo Ian Nepomniachtchi também foi multado pelo seu traje. "Como o árbitro-chefe acaba de me dizer, ninguém menos que Ahmed Adly (o presidente da Comissão de Atletas da Federação Internacional) acha que um jogador de xadrez não deve vestir-se assim. A multa de 200 dólares será (espero) paga à Chess Fashion Research Foundation", escreveu nas suas redes sociais, juntamente com uma fotografia sua a usar calças de ganga.