Hóquei no gelo: Jogadores da NHL autorizados a participar nos Jogos Olímpicos de 2026 e 2030

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hóquei no gelo: Jogadores da NHL autorizados a participar nos Jogos Olímpicos de 2026 e 2030

Logótipo dos Jogos Olímpicos de inverno de Milão-2026
Logótipo dos Jogos Olímpicos de inverno de Milão-2026Reuters
A National Hockey League (NHL) vai enviar jogadores para competir nos Jogos Olímpicos de inverno em 2026 e 2030, anunciou a liga norte-americana na sexta-feira, marcando o regresso dos jogadores da NHL aos Jogos pela primeira vez desde 2014.

"A composição internacional dos plantéis da Liga Nacional de Hóquei é inigualável e os jogadores da NHL têm muito orgulho em representar os seus países", afirmou o comissário da NHL, Gary Bettman, numa conferência de imprensa durante o fim de semana All-Star: "Estamos satisfeitos por hoje, após intensos esforços de colaboração com a Associação de Jogadores da NHL e a Federação Internacional de Hóquei no Gelo, podermos anunciar formalmente que os jogadores da NHL participarão nos torneios olímpicos de hóquei de 2026 e 2030."

Os Jogos de 2026 estão agendados para 6 a 22 de fevereiro de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo, Itália.

O anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2030 deverá ser nomeado ainda este ano pelo Comité Olímpico Internacional.

A NHL não enviou jogadores para competir nos Jogos Olímpicos de inverno de Pequim em 2022 devido a preocupações com a COVID-19, o que constituiu uma desilusão para os jogadores que tinham negociado um regresso aos Jogos no seu Acordo Coletivo de Trabalho.

Inconformada com a perspetiva de interromper a época da NHL para enviar os seus activos mais valiosos para o estrangeiro, onde se poderiam magoar, a liga pôs fim a uma série de participações em cinco Jogos Olímpicos de inverno consecutivos quando decidiu não ir a Pyeongchang em 2018.

A presença dos jogadores da NHL nos Jogos Olímpicos tinha feito do torneio masculino de hóquei no gelo um dos eventos mais importantes da mostra desportiva mundial.

"Durante anos, os jogadores abraçaram a oportunidade de competir pelo ouro olímpico e estamos entusiasmados com o facto de o anúncio de hoje tornar isso uma certeza para os nossos membros nos Jogos Olímpicos de inverno de 2026 e 2030", afirmou o diretor executivo da NHLPA, Marty Walsh: "Sabemos também que os adeptos do hóquei em todo o mundo há muito que esperam a próxima competição internacional do melhor contra o melhor, e agora podem finalmente ver alguns dos seus jogadores preferidos representarem os seus países e alinharem juntos."

Também na sexta-feira, a liga e os seus jogadores anunciaram um torneio internacional entre jogadores da NHL do Canadá, Finlândia, Suécia e Estados Unidos.

O "2025 NHL 4 Nations Face-Off" terá lugar em fevereiro de 2025 em duas cidades da América do Norte - uma no Canadá e outra nos Estados Unidos. O NHL All-Star Weekend não se realizará na época de 2024/25.

O torneio consistirá num total de sete jogos disputados ao longo de nove dias, de 12 a 20 de fevereiro. Cada equipa será composta por 23 jogadores da NHL (20 patinadores, 3 guarda-redes) seleccionados por cada Associação Nacional.

Menções