Kaoru Mitoma conduziu uma investigação enquanto estudante da Universidade de Tsukuba, utilizando câmaras de filmar colocadas na cabeça dos seus companheiros de equipa para observar as reacções e o campo de visão de um jogador atacante assim que este recebia a bola.
Formado em educação física, o avançado testou depois as suas teorias em campo, tornando-se um dos melhores jogadores da Liga japonesa antes de se mudar para a Europa.
Mitoma tem, desde o início da temporada, desafiado os defesas da Premier League, fazendo parar o tempo quando corta para a área e deixa os adversários a tentarem antecipar a sua próxima jogada.
O seu excelente controlo, a aceleração com bola e a capacidade única de variar a velocidade fazem com que o futebolista de 25 anos, outrora visto como um diamante em bruto, domine a arte do drible numa das competições mais físicas do mundo.
"Tento deslocar o centro de gravidade do adversário. Se conseguir fazer o corpo do meu adversário mexer-se, ganho", explicou Mitoma.
Pouco se sabia do avançado do Brighton até este ter entrado em cena no Campeonato do Mundo, no qual ajudou à celebre vitória do Japão sobre a Espanha.
Até à prova no Catar, tinha apenas por uma vez jogado 90 minutos em Inglaterra, mas, agora, é um dos primeiros nomes nas escolhas da equipa desde que Roberto de Zerbi a assumiu e Leandro Trossard a trocou pelo Arsenal.
Um destaque na temporada de estreia
Nove golos e quatro assistências em 18 jogos na sua temporada de estreia será mais do que o Brighton podia esperar de um jogador pelo qual pagou 2.5 milhões de libras (cerca de 2.8 milhões de euros) e que chegou à Premier League proveniente do Kawasaki Frontale, campeão da Liga japonesa.
A determinada altura, Mitoma marcou em três jogos consecutivos, incluindo um golo que eliminou o Liverpool da Taça de Inglaterra, tendo marcado ou assistido nos seus cinco últimos jogos em todas as competições.
"Mitoma é uma parte fundamental da equipa porque no um contra um, nos últimos 25 metros, é um dos jogadores mais importantes", sublihou De Zerbi.
Desde que o Chelsea recrutou Graham Potter e o Brighton renovou com Moisés Caicedo, a quem deu um contrato de longa duração, Mitoma tornou-se, sem dúvida, um dos seus maiores trunfos da equipa ao lado do campeão mundial Alexis Mac Allister.
Mas De Zerbi não tem intenção de o perder, principalmente porque a equipa ambiciona garantir o acesso inédito às competições europeias na próxima época. Os seagulls são sétimos classificados na Liga inglesa e estão também nas meias-finais da Taça de Inglaterra.
"Para ele, é o primeiro ano na Premier League, é importante para nós. Mas também é importante para ele jogar mais um ano connosco", apontou o treinador.
