A edição 57 da Jizera não se realizará devido à falta de neve

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A edição 57 da Jizera não se realizará devido à falta de neve

O tempo quente pôs fim à Quinta de Jizera.
O tempo quente pôs fim à Quinta de Jizera.Profimedia
A tradicional corrida de esqui de fundo de longa distância Jizerska 50 não se realizará no próximo domingo. Os organizadores tiveram de cancelar a 57.ª edição devido à falta de neve e ao tempo quente. O anúncio foi feito no Facebook. A falta de neve privou os esquiadores de fundo da Jizerska 50.

Desde 2017, a lendária corrida tem-se realizado em fevereiro, o que promete melhores condições de neve a longo prazo. Este ano, porém, o tempo estava contra. Os organizadores decidiram cancelá-la após a medição deste sábado da profundidade da neve nos trilhos de Jizerska magistrála.

"Considerámos todas as alternativas possíveis para a realização do evento, pelo menos num percurso mais curto, mas dadas as previsões meteorológicas ainda mais pessimistas, tal não é possível", afirmaram.

O programa de quatro dias na região de Bedřichov para milhares de participantes deveria começar na quinta-feira e culminar com a corrida principal, incluída na série Ski Classics. Os participantes registados receberão até 70 por cento da sua taxa de inscrição graças ao seguro.

"Depois das previsões meteorológicas pessimistas de ontem (sexta-feira), o CHMI teve hoje (sábado)notícias ainda piores. Em Bedřichov, um fim de semana quente e chuvoso será seguido de um início de semana ainda mais quente, em que as temperaturas poderão atingir a marca dos dez graus Celsius. As hipóteses de um arrefecimento, pelo menos parcial, nas altitudes mais elevadas são muito reduzidas e, além disso, é muito provável que caiam até 35-40 mm de chuva na localidade só na segunda-feira à noite", afirmam os organizadores num comunicado de imprensa.