Adeus a Akira Toriyama: cinco momentos em que o futebol encontrou o Dragon Ball

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Adeus a Akira Toriyama: cinco momentos em que o futebol encontrou o Dragon Ball
Adeptos do Paris SG são fãs do Dragon Ball
Adeptos do Paris SG são fãs do Dragon BallReprodução/PSG/X
Criador do popular mangá "Dragon Ball", o japonês Akira Toriyama faleceu aos 68 anos no Japão. A informação foi confirmada pela produtora responsável pelo anime nas redes sociais e divulgada na madrugada desta sexta-feira. Toriyama, no entanto, morreu no dia 1 de março.

O Flashscore presta a sua homenagem a Toriyama com a recordação de alguns dos momentos em que o mundo do futebol se encontrou com o universo Dragon Ball.

De comemorações aos tifos. Não faltaram referências ao anime japonês que marcou toda uma geração. 

Olá, eu sou Goku 

Goku é apresentado no Wisla
Goku é apresentado no WislaInstagram Oficial/Reprodução

Não é que houve um jogador que mudou o seu nome para Goku e está em plena atividade no futebol europeu? Trata-se do espanhol Goku Román, médio ofensivo do Wisla, da Polónia. 

No último dia 2 de março, deixou a sua marca na vitória sobre o Odra Opole por 2-1, para a 22.ª jornada do campeonato polaco. O médio chamava-se Joan Román, mas decidiu mudar de nome por se identificar com os valores da personagem. 

Goku Román tem 10 golos e sete assistências na atual temporada
Goku Román tem 10 golos e sete assistências na atual temporadaInstagram Oficial/Reprodução

"Sou grato ao Joan por tudo que vivi e pelas coisas positivas e lições que isso me deu, mas agora eu sou o Goku. Escolhi esse nome porque me identifico com os valores dele e o que ele representa para mim: perseverança, empatia, crescimento através dos obstáculos, luz e positivismo. Eu só peço para que respeitem a minha decisão como muitas pessoas já estão a fazer. Muito carinho para todos vocês", escreveu Goku Román, na altura, nas redes sociais. 

A fusão

Uma das comemorações de golo mais utilizadas nos últimos anos é a famosa fusão, uma clara referência ao anime Dragon Ball. No mangá japonês, a fusão é a técnica onde duas pessoas se unem para formar um só corpo.

No Flamengo, o avançado Gabigol, ex-Benfica, já fez várias fusões com o plantel, nomeadamente com Arrascaeta e Bruno Henrique.

A comemoração com o companheiro Bruno Henrique acabou por sendo confundida com um grande coração pelo narrador da TV Globo Luís Roberto. 

Kamehameha! 

Ex-Fluminense, o avançado brasileiro Marcos Júnior, de 31 anos, possui uma carreira vitoriosa no futebol japonês, sendo bicampeão nacional com o Yokohama Marinos.

Quando fez a estreia pelo Hiroshima, celebrou o seu primeiro golo pelo novo clube ao estilo de Goku, fazendo as suas já tradicionais comemorações inspiradas no anime Dragon Ball. O jogador até tem bastantes parecenças com a personagem Krilin, o fiel amigo de Goku. 

Os tifos ao estilo Dragon Ball

Torcida do PSG sobe o mosaico do Goku
Torcida do PSG sobe o mosaico do GokuReprodução

Os adeptos também proporcionam belos espetáculos e homenagens ao anime Dragon Ball, com os tradicionais tifos para celebrar a entrada da equipa em campo. Os ultras do PSG são, digamos, especialistas na modalidade.

Já fizeram uma imagem de Goku e homenagearam o dragão Shenlong, que concede os desejos através das bolas de cristal. Tudo isso para subir a temperatura no clássico contra o Olympique de Marselha

Os adeptos do Wydad Casablanca, de Marrocos, também já utilizaram um tifo inspirado em Goku. Nessa homenagem, a personagem principal de Dragon Ball transforma-se em Super Guerreiro.

O verdadeiro fã 

Se há um jogador de futebol que é fã de Dragon Ball, esse jogador é Aubameyang. Além de comemorações inspiradas no anime, o avançado já utilizou chuteiras personalizadas com personagens do anime e carrega, no próprio corpo, a paixão pela criação de Akira Toriyama.