Vingar as memórias dolorosas dos últimos quatro anos - em que não conseguiram chegar aos quartos de final de dois grandes torneios consecutivos (Campeonato do Mundo de 2018 e Euro-2020) pela primeira vez durante o pós-guerra - estará na linha da frente das mentes dos alemães. O golpe fatal em 2018 foi aplicado por oposição asiática (Coreia do Sul), pelo que defrontar o Japão poderá fazer reaparecer alguns fantasmas. Antes disso, a Alemanha tinha chegado pelo menos às meias-finais em sete das suas últimas nove participações em Mundiais.
Tal como os seus adversários, o Japão também se classificou para aquela que será a sua sétima campanha consecutiva no Campeonato do Mundo. Os Samurai Blues sofreram apenas seis golos em 18 jogos na qualificação, defendendo-se confortavelmente da Austrália para garantir automaticamente o seu lugar no Catar. No entanto, os homens de Hajime Moriyasu passaram por sobressaltos na preparação para o torneio, perdendo (2-1) frente ao Canadá graças a um penálti aos 95 minutos.
Chegar à fase a eliminar parece uma tarefa difícil deste jogo, dado que o Japão tem de enfrentar o vencedor de 2014, Alemanha, e de 2010, Espanha. O presságio também parece ameaçador, pois apesar da qualificação para os playoffs em 2018, as duas vezes que seguiu em frente nas 16 participações foram seguidas por uma eliminação na fase de grupos no torneio seguinte.
Jogadores a observar: A regressar de lesão, o veterano alemão Thomas Muller pode ser cada vez mais um criador atualmente, mas apenas sete jogadores acumularam mais golos em Mundiais do que os seus dez. Faltam-lhe seis para o recorde histórico estabelecido pelo ex-companheiro de equipa, Miroslav Klose. A tentar roubar as luzes da ribalta vai estar mais um jogador da Bundesliga, Daichi Kamada, que fez 12 golos pelo Eintracht Frankfurt esta época.
Estatística a decorrer: O Japão não venceu nenhum dos seus sete jogos como não favoritos (dois empates e cinco derrotas) desde o fim da Taça Asiática de 2019.
Curiosidade do Mundial: No Campeonato do Mundo de 2018, o Japão avançou para a fase a eliminar à custa do Senegal, devido ao número de cartões amarelos recebidos. Foi a primeira e única vez que isto aconteceu na história do torneio.
Acompanhe o jogo no Flashscore
O jogo entre Alemanha e Japão pode ser seguido através do Flashscore. Confira as principais estatísticas, acompanhe o relato e ouça os comentários em áudio, que iniciam cinco minutos antes do pontapé de saída do encontro.
Acompanhe aqui as incidências do jogo
