Alpine: Uma temporada de desafios para competir com Red Bull, Ferrari e Mercedes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alpine: Uma temporada de desafios para competir com Red Bull, Ferrari e Mercedes

Pierre Gasly e Esteban Ocon formam a dupla de pilotos da Alpine para 2023
Pierre Gasly e Esteban Ocon formam a dupla de pilotos da Alpine para 2023BWT Alpine F1 Team
A escuderia francesa almeja aos lugares cimeiros na temporada de Fórmula 1 que se aproxima e aguarda com expectativa o dia 05 de março para lançar a sua dupla francesa de pilotos no ataque ao asfalto internacional.

"O quarto lugar voltará a ser o objetivo mínimo com a nossa dupla de pilotos, que é uma das mais fortes da grelha". O prognóstico é feito pelo próprio Laurent Rossi. O líder da Alpine mantém alta a fasquia na antecâmara do Grande Prémio do Bahrein, que marca o arranque da temporada neste fim de semana. 

O objetivo é simples: continuar a crescer e chegar aos mesmos lugares da Red Bull, Ferrari e Mercedes. Com dois pilotos franceses e um monolugar ainda mais eficiente do que no ano passado, as luzes parecem verdes para uma época a bom nível.

Talento na "equipa francesa"

Dois pilotos gauleses numa equipa também francesa é algo que não acontecia desde 1989. Basta dizer que a Alpine sabe atrair, convencer e tornar atraentes as suas ambições no início do ano de 2023. Por entre as novidades, Pierre Gasly terá que se habituar à nova escuderia, depois de vários anos na Red Bull, tendo agora a missão de substituir Fernando Alonso. Por sua vez, Esteban Ocon estará ansioso pelas próximas corridas para mostrar aquilo de que já demonstrou ser capaz.

O objetivo passará, portanto, pelo relançamento do ex-piloto da AlphaTauri. Depois de uma desastrosa temporada de 2022 (14º na classificação), Gasly vira a página e inicia uma nova aventura. "Até agora tem sido bom e estou muito tranquilo, porque estou feliz com o que estamos a fazer. Vejo que eles sabem exatamente o que estão a fazer e tudo está bem gerido", disse, no dia reservado à comunicação social, sobre sua adaptação. 

Esteban Ocon sente-se pronto para a nova temporada
Esteban Ocon sente-se pronto para a nova temporadaBWT Alpine F1 Team

O piloto de 27 anos tem ainda um longo caminho a percorrer e muito a provar. Grande esperança no grid, uma vez relançado, as coisas devem virar a seu favor. 

Quanto a Ocon, o importante é manter o ritmo. Com um bom desempenho na última temporada (8ª), impôs-se no seio da equipa contra o espanhol Alonso, bicampeão mundial. Cheio de ambição, o piloto de 26 anos pretende assumir este ano um pouco mais de importância a bordo do A523.

"Hoje, fisicamente falando, estou melhor do que nunca. Sinto-me pronto", assegurou ao L'Equipe, em 24 de fevereiro.

Testes inconclusivos?

Se os pilotos se dizem preparados, já o carro deixa alguns fãs céticos. Os testes de inverno não foram muito positivos para a Alpine, que não chegou ao topo das sessões. Facto explicado por Otmar Szafnauer, diretor de equipa da escuderia.

"Foi um teste de pré-temporada muito consistente e conservador para a equipa, durante o qual nos concentrámos em concluir nosso programa para garantir que estamos o mais bem preparados possível para a próxima temporada. A determinados momentos, tivemos alguns pequenos obstáculos (...) Esteban e Pierre trabalharam muito com a equipa e vamos continuar nosso trabalho duro".

Recolhidos os dados e terminada a pré-temporada, a Alpine estará a ajustar vários detalhes e já a fazer mudanças significativas para preparar adequadamente o primeiro Grande Prémio e, consequentemente, começar bem no dia 05 de março, no Bahrein.