Análise 11hacks: Uruguai é a única equipa que ainda não marcou, mas já o deveria ter feito

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise 11hacks: Uruguai é a única equipa que ainda não marcou, mas já o deveria ter feito
Análise 11hacks: Uruguai é a única equipa que ainda não marcou, mas já o deveria ter feito
Análise 11hacks: Uruguai é a única equipa que ainda não marcou, mas já o deveria ter feitoAFP
Embora o Uruguai tenha sido frequentemente aclamado como um dos candidatos improváveis do Mundial, continua a ser a única equipa ainda sem marcar. Esta é simplesmente a natureza inexorável do futebol de torneio - é jogado numa pequena amostra de jogos e os fatores sorte e azar também entram em consideração em grande medida. Os uruguaios só tiveram três remates entre os postes, mas esta estatística não inclui as três tentativas que acabaram nos ferros...

O total de 1,67xG (golos esperados), calculados pela qualidade das hipóteses criadas pela equipa, está aquém das expectativas até agora, mas sugere que a equipa poderá marcar já no próximo jogo. Contra quem mais, a não ser o Gana.

A pior equipa do Mundial, de acordo com o ranking da FIFA, chegou ao Catar com uma das defesas mais fracas e isto foi confirmado durante as duas primeiras jornadas do grupo. O Gana concedeu o quinto maior número de golos e apenas cinco outras equipas permitiram remates de zonas mais perigosas.

Vermelho: Zonas de maior facilidade de passes e corridas contra o Gana. Azul: Zonas de menor sucesso. Direção de ataque: da esquerda para a direita
Vermelho: Zonas de maior facilidade de passes e corridas contra o Gana. Azul: Zonas de menor sucesso. Direção de ataque: da esquerda para a direita11 Hacks

No entanto, ao atacarem, fizeram tudo o que podiam. Criaram cinco grandes oportunidades contra a Coreia do Sul (0-0) e Portugal (2-0) e converteram cada uma delas. Com um total de 2,22xG (golos esperados) marcaram cinco. O Uruguai não teve esse tipo de sorte, pelo que hoje têm de ganhar e esperar pela ajuda de Portugal.

Darwin Núñez deve ter muito espaço no campo para as suas incursões ofensivas. O que é particularmente fascinante no avançado do Liverpool é o que ele consegue fazer durante o tempo que tem em campo. Nenhum outro jogador, incluindo Haaland e Mitrovic, tem uma média tão elevada de remates por jogo (4,9), juntamente com as tentativas que cria para si próprio. Ou seja, não após um passe de um colega de equipa, mas talvez por fintar ou ganhar um duelo.

Também nenhum outro avançado criou melhores posições de remate para os companheiros de equipa durante a atual época da Liga inglesa. De acordo com a métrica de assistências esperadas ajustada para situações padrão, Núñez teve uma probabilidade média de 28% de somar uma assistência a cada jogo, com Haaland em segundo, com 20%, e Raheem Sterling em terceiro, com 18%.

Apenas Haaland, Wilson e Gabriel Jesus chegam a melhores posições de finalização, de acordo com o modelo de golos esperados. E os números de Darwín baixam drasticamente por causa de uma série de tentativas desnecessárias de longa distância. Enquanto, por exemplo, Callum Wilson está com uma média de 11 metros e Haaland 12,5, Núñez está com uma média de 15,7 metros na Premier League até agora.

Mas mesmo com o enorme volume de remates, ele ainda tem muitos de áreas centrais dentro da grande área adversária. A sua média é de cerca de 2 por jogo, o mesmo que Harry Kane ou Gabriel Jesus. Este último é também o único jogador a registar mais toques com a bola dentro da área.

Com os seus parâmetros físicos, velocidade e intensidade, Núñez deve causar grandes problemas para a defesa ganesa. Especialmente se atacar os espaços onde Daniel Amartey e Tariq Lamptey operam, uma vez que tendem a ter dificuldades com o jogo físico. Seremos hoje testemunhas do esperado renascimento dos uruguaios ou da qualificação de mais uma equipa sensação?

Sérvia - Suíça: a Sérvia quer reforçar a sua defesa. A chave será um jogador do Salzburgo

Embora a força ofensiva da equipa sérvia seja o principal tema de discussão, a defesa funcional, que assegurou em grande parte a sua qualificação para o Campeonato do Mundo, não deve ser esquecida.

Paradoxalmente, estas palavras não foram confirmadas no jogo contra os Camarões, que terminou com um empate em 3-3 após os sérvios terem permitido várias grandes oportunidades aos adversários, como evidenciado pelo valor de 2,39 na coluna de golos esperados(xG).

No entanto, um dos elos defensivos deixou uma marca indelével na história deste duelo. O defesa central Strahinja Pavlovic, de 21 anos de idade, o membro mais jovem da equipa de Dragan Stojkovic, marcou um golo que, no final das contas, acabou por não levar à vitória.

Os seus pontos fortes são evidentes à primeira vista. O defesa do Salzburgo de 1,94 metros de altura e quase 90 quilos é um dos jogadores mais combativos da Liga austríaca. Procura duelos físicos mantendo uma taxa de sucesso de 71%, o que o coloca no topo 5% dos jogadores da liga na sua posição.

É um tipo agressivo de defesa que não tem medo de enfrentar a oposição e, se optar por isso, recupera a bola 85% das vezes. Na Áustria, 90% dos centrais têm resultados piores do que ele nesta métrica. Também aplica a sua excelente capacidade de antecipação para intercetar os passes dos adversários e recuperar bolas desviadas. Ele está também entre os melhores em campo nestas métricas.

As estatísticas defensivas de Pavlovic esta temporada
As estatísticas defensivas de Pavlovic esta temporada11 Hacks

Os números defensivos precisam sempre de ser colocados no contexto certo para os defesas, e neste caso, é importante ter em mente o domínio do Salzburgo na Liga austríaca.

No entanto, uma análise mais profunda mostra que Pavlovic tem estado muito bem neste aspeto mesmo em condições mais difíceis, nomeadamente com a camisola do Mónaco (antigo clube), bem como na Liga Europa e na Liga das Nações. Além disso, os jogadores só atingem o seu pico físico por volta dos 24-25 anos de idade, pelo que ele ainda tem muito espaço para um maior crescimento de desempenho.

Mas a par da dureza e combatividade, outras marcas do jogo de Pavlovic são uma grande visão de jogo e técnica. E isso, dados os seus parâmetros físicos, torna-o num produto muito procurado no mercado mundial do futebol.

É muito útil em situações em que a equipa precisa de tirar a bola do terço defensivo para um espaço melhor. Em média, nenhum outro defesa central na Bundesliga austríaca faz um número mais elevado das chamadas corridas progressivas por jogo, ou seja, aquelas em que o jogador cobre longas distâncias com a bola. E nenhum outro jogador no seu próprio terço e meio-campo cria situações mais valiosas com esse movimento no que toca a oportunidades perigosas.

Os modelos de dados avançados mostram ainda que ele é igualmente dominante no meio-campo. Apenas Dominik Stumberger do Swarowski Tirol cria mais valor para a sua equipa com os seus passes no terço defensivo e meio-campo. Pavlovic, do Salzburgo, está habituado a procurar sempre soluções criativas e passes penetrantes - é o líder da Bundesliga austríaca na sua posição.

Os sérvios têm um jogo de tudo ou nada contra a Suíça e gostariam de regressar aos oitavos de final com um bom desempenho defensivo. Para isso, vão depender muito de Pavlovic.