Síntese Mundial-2022: França, Brasil e Portugal primeiros a confirmar presença nos oitavos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Síntese Mundial-2022: França, Brasil e Portugal primeiros a confirmar presença nos oitavos
Portugal confirmou a presença com vitória por 2-0 sobre o Uruguai
Portugal confirmou a presença com vitória por 2-0 sobre o UruguaiAFP
Após duas jornadas da fase de grupos do Campeonato do Mundo no Catar, a França, Brasil e Portugal são os únicos já qualificados para os oitavos de final do torneio.

Esta é a situação dos oito grupos antes da terceira e decisiva jornada da primeira fase do Mundial do Catar:

- Grupo A -

A equipa dos Países Baixos está praticamente qualificada, enquanto Equador e Senegal disputam entre si a passagem aos oitavos.

A Laranja Mecânica lidera o grupo ao lado do Equador com quatro pontos e enfrenta a pior equipa da competição até agora, o anfitrião Catar, num jogo em que a passagem pode chegar inclusive com uma derrota, caso os equatorianos vençam o Senegal.

Para a seleção sul-americana chegar aos oitavos, basta um empate com os senegaleses, a quem apenas a vitória interessa.

- Grupo B -

Neste grupo, que também será decidido na terça-feira, a favorita Inglaterra está com um pé nos oitavos.

Líderes com quatro pontos, os ingleses teriam que perder por quatro golos de diferença para o lanterna-vermelha País de Gales (1 ponto) para correrem o risco de ficar fora, já que mesmo nesse cenário estariam qualificados se Estados Unidos (2 pontos) e Irão (3 pontos) empatarem no outro jogo.

Os iranianos passam se pelo menos empatarem com os norte-americanos e se os galeses não vencerem a Inglaterra. Para os EUA, só a vitória serve, enquanto o País de Gales precisa de uma goleada para não depender de terceiros.

- Grupo C -

A Argentina ressurgiu com a vitória sobre o México no último sábado e só depende de si para se qualificar.

A Albiceleste precisa vencer na quarta-feira a Polónia de Robert Lewandowski, que avança com um empate.

Em terceiro no grupo, a Arábia Saudita, depois de surpreender o mundo ao derrotar os argentinos por 2-1 na estreia, perdeu para a Polónia por 2-0. Uma vitória ou um empate (se a Argentina perder) contra o México coloca os sauditas nos oitavos.

Os mexicanos precisam golear por quatro golos de diferença a Arábia Saudita para não depender do resultado de Argentina-Polónia e continuar a sonhar com a qualificação.

- Grupo D -

A França venceu os dois jogos e foi a primeira seleção a se passar para os oitavos de final. Na quarta-feira, vai tentar garantir o primeiro lugar contra a virtualmente eliminada Tunísia, que precisa vencer a atual campeã mundial e esperar o resultado do Austrália-Dinamarca.

Os Socceroos, com três pontos, precisam de um empate com a Dinamarca (1 ponto) para surpreender e irem aos oitavos, enquanto a seleção escandinava depende impreterivelmente de uma vitória.

- Grupo E -

A Espanha, uma das que encantou com o seu futebol de posse de bola, é quem está mais próxima dos oitavos no grupo.

Apesar de não ter conseguido vencer a Alemanha na segunda jornada, a formação do técnico Luis Enrique é líder e vai tentar passar em primeiro ao vencer o Japão.

Os Samurais Azuis, que surpreenderam ao vencer os alemães na estreia, perderam para a Costa Rica e colocaram em risco as suas hipóteses, já que precisam de mais um ponto para avançar.

A Alemanha, humilhada pelo Japão, ganhou uma vida extra com o ponto conquistado com a Espanha e o seu futuro no Catar depende de uma vitória sobre a Costa Rica e uma derrota japonesa. Para os costa-riquenhos, será preciso somar pelo menos um ponto contra os alemães e torcer por uma derrota do Japão.

- Grupo F -

O surpreendente Marrocos e a Croácia, nesta ordem, têm as maiores hipóteses de qualificação no grupo, onde a Bélgica está à beira do abismo e o Canadá já está fora.

Marroquinos e croatas lideram com quatro pontos cada. A seleção africana enfrenta os canadianos e a equipa de Luka Modric apanha os Diabos Vermelhos, que chegam com três pontos e só vão aos oitavos em caso de vitória.

Croácia e Bélgica prometem um jogo cheio de emoções no estádio Ahmad Bin Ali, na quinta-feira, no qual uma das equipas ficará pelo caminho.

- Grupo G -

O Brasil venceu a Suíça esta segunda-feira por 1-0 e garantiu a presença na próxima fase ao somar seis pontos, seguido pelos próprios suíços com três, além de Camarões e Sérvia, com um ponto cada.

A segunda vaga do grupo vai ser definida na próxima sexta-feira, quando a Seleção enfrenta os Camarões para tentar confirmar a primeira posição do grupo e a Suíça mede forças com a Sérvia.

Os suíços têm vantagem, já que precisam de um simples empate para avançar, a não ser que os camaroneses vençam o Brasil por mais de dois golos de diferença.

- Grupo H -

Portugal confirmou a passagem aos oitavas ao derrotar o Uruguai por 2-0 e somar seis pontos.

Em segundo lugar está o Gana, que venceu a Coreia do Sul por 3-2 e chegou a três pontos.

Coreanos e uruguaios fecham o grupo com um ponto cada.

O Gana vai enfrentar o Uruguai na sexta-feira com a vantagem de precisar de um empate para se qualificar, enquanto a Celeste precisa vencer e esperar que a Coreia do Sul não vença Portugal.