Análise: Schmidt já utilizou cinco laterais esquerdos esta época, como correu?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: Schmidt já utilizou cinco laterais esquerdos esta época, como correu?
Morato foi o jogador mais utilizado nessa posição
Morato foi o jogador mais utilizado nessa posiçãoProfimedia
Depois de vários anos com Grimaldo como dono e senhor da lateral esquerda, o Benfica continua à procura de um jogador que assuma a posição. Álvaro Fernández, defesa espanhol de 20 anos, prepara-se para ser o terceiro reforço para a posição em apenas meia época.

Sete anos é muito tempo. Não é fácil seguir em frente, mesmo com aviso prévio. Ainda a época não tinha acabado e o Benfica já sabia que Grimaldo não iria continuar na Luz, depois de ter sido contratado ao Barcelona no mercado de inverno da época 2015/16.

A passagem do espanhol pelo Benfica foi impressionante. Afinal de contas, foram 303 jogos, 27 golos marcados e 61 assistências, 14 delas na última época de águia ao peito. Tudo isto num lateral diferente dos restantes.

Com talento no pé esquerdo e capacidade para jogar por dentro, rematar de fora de área e fazer a diferença na bola parada, seria difícil encontrar imediatamente um substituto à altura. Mas talvez não se esperasse tanta dificuldade.

Grimaldo, o lateral mais ofensivo do futebol, tem o Europeu como objetivo

Só esta época, em 28 partidas, Roger Schmidt já utilizou cinco jogadores diferentes para a posição. Antes da contratação do potencial sexto jogador a passar pelo flanco esquerdo das águias, o Flashscore recorda como foram as anteriores experiências.

Ristic foi o primeiro lateral esquerdo da temporada
Ristic foi o primeiro lateral esquerdo da temporadaSL Benfica

Mihailo Ristic

O defesa sérvio não teve muitas oportunidades na primeira época de águia ao peito, não só por causa da presença de Grimaldo, mas também porque passou muito tempo lesionado. No entanto, foi utilizado na pré-época e até mostrou bons argumentos para assumir o lugar depois da saída do espanhol.

Roger Schmidt, que até parecia preferir Jurásek, apostou em Ristic para o primeiro jogo oficial. O internacional sérvio foi titular na Supertaça contra o FC Porto, saiu ao intervalo e voltou a entrar nos últimos minutos no Bessa, precisamente para o lugar do lesionado Jurásek. Semanas mais tarde, sem espaço no Benfica, saiu para o Celta de Vigo.

Os números de Ristic
Os números de RisticFlashscore

David Jurásek

No mercado de verão, assim que a hipótese Milos Kerkez saiu de cena, o Benfica apostou forte em David Jurásek. O lateral esquerdo destacou-se no Slavia de Praga, onde foi titular indiscutível e os checos convenceram os encarnados a pagar 13 milhões de euros pelo jogador.

Na pré-época, o internacional checo mostrou os pontos fortes (cruzamento e incursões junto à linha), mas também os pontos fracos (debilidades defensivas e posicionais).

Os elogios de que foi alvo desde a República Checa ajudaram a aumentar a expetativa: "Será transferido dentro de dois anos. A Premier League ou a liga italiana não vão deixá-lo escapar", disse Jindrich Trpisovsky, antigo treinador do lateral.

A verdade é que, para já, Jurásek não justificou a aposta. O lateral checo tem vindo a acumular problemas físicos e nunca esteve disponível por inteiro - desde que chegou, não fez nenhum jogo completo. Para encontrarmos a última titularidade do checo é preciso recuar a 24 de outubro - derrota por 0-1 com a Real Sociedad, para a Liga dos Campeões. Desde aí, somou apenas 106 minutos de utilização.

A última titularidade de Jurásek foi contra a Real Sociedad
A última titularidade de Jurásek foi contra a Real SociedadProfimedia, Opta by Stats Perform

Juan Bernat 

Os últimos anos de Juan Bernat tinham sido marcados pelas lesões, mas os 36 jogos realizados davam uma boa perspetiva daquele que poderia ser o impacto do internacional espanhol, emprestado pelo Paris Saint-Germain no último dia de mercado.

Só que Bernat, bem ao estilo de Draxler, tem passado mais tempo fora do que dentro dos relvados. O espanhol soma apenas seis jogos pelas águias, nenhum deles completo, e só por uma vez foi titular na Liga Portugal - a 28 de outubro, frente ao Casa Pia, no empate 1-1.

Os números de Bernat na única titularidade na Liga Portugal
Os números de Bernat na única titularidade na Liga PortugalBenfica, Opta by Stats Perform

Fredrik Aursnes

Independentemente da posição que fossemos analisar, havia desde logo uma forte probabilidade de que Fredrik Aursnes fizesse parte da lista.

Peça indispensável para Roger Schmidt, o norueguês já passou praticamente por todo o lado desde que chegou ao Benfica e, claro, também já foi lateral esquerdo.

Sem Jurásek e Bernat, o técnico alemão recorreu ao médio nórdico em sete partidas como defesa pela esquerda, uma delas contra o FC Porto. Nesse período, Aursnes fez um golo, uma assistência e entrou para a lista dos melhores laterais esquerdos do CIES no ano de 2023.

Aursnes foi lateral esquerdo contra o FC Porto
Aursnes foi lateral esquerdo contra o FC PortoProfimedia, Opta by Stats Perform

Morato

Depois de quatro jogadores terem passado pela lateral esquerda benfiquista, eis que Roger Schmidt decidiu apostar em Morato. O alemão arriscou a adaptação do defesa logo no dérbi com o Sporting e a verdade é que o jogador brasileiro acabou por agarrar o lugar.

Apesar das dificuldades naturais no processo ofensivo, Morato acabou por dar ao Benfica a solidez que Roger Schmidt procurava e, consequentemente, deu mais liberdade ofensiva aos homens de ataque.

Depois da estreia num jogo a doer, o defesa brasileiro já foi 11 vezes lateral esquerdo, fez nessa posição a única assistência da época e é, para já, o jogador que mais vezes passou pela posição.

Primeiro jogo de Morato a lateral esquerdo foi contra o Sporting
Primeiro jogo de Morato a lateral esquerdo foi contra o SportingProfimedia, Opta by Stats Perform