Europeu de Andebol: Deckarn alvo de homenagem arrepiante em Colónia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeu de Andebol: Deckarn alvo de homenagem arrepiante em Colónia

Joachim Deckarm acenou com as duas mãos para o público e ouviu emocionado a sua serenata de aniversário.
Joachim Deckarm acenou com as duas mãos para o público e ouviu emocionado a sua serenata de aniversário.Profimedia
Joachim Deckarm acenou com as duas mãos para o público e ouviu com emoção a serenata do seu aniversário: Quase 20.000 fãs felicitaram o campeão do mundo de 1978 de uma forma especial no dia da sua homenagem e proporcionaram um momento de arrepio na Lanxess Arena, em Colónia. Deckarm completou 70 anos na sexta-feira.

A marcha para o enorme pavilhão no sábado à noite já tinha provocado grande emoção, com Heiner Brand a empurrar o seu bom amigo Deckarm para o cicrulo central numa cadeira de rodas. Os campeões do mundo receberam camisolas com o número 78 das mãos do presidente da DHB, Andreas Michelmann.

Pouco depois, as actuais equipas alemã e austríaca também aplaudiram a lendária equipa. Antes de entrarem em campo para se aquecerem para o segundo jogo da ronda principal, os homens da Alemanha e os austríacos ficaram de pé na grade.

A Federação Alemã de Andebol (DHB) homenageou "Jo" Deckarm como "parte da história" por ocasião do seu aniversário. Deckarm foi considerado um dos melhores jogadores de andebol do mundo no seu tempo, antes de sofrer um grave acidente em campo, em 1979, e ficar em coma durante 131 dias.

"A sua história é tão comovente como inspiradora. A forma como aceitou o seu destino com uma vontade desenfreada e viveu a sua vida impressiona toda a família do andebol", afirmou o Presidente da DHB, Michelmann: "É maravilhoso ver como se manteve ao longo de gerações. Jo traz um sorriso ao rosto das pessoas - porque se lembram do jogador de andebol de classe mundial. E porque o admiram e ao seu percurso. Estamos gratos por ele estar connosco e desejamos-lhe felicidade, satisfação e boa saúde".

A visita ao recinto faz parte de uma verdadeira maratona de celebrações para Deckarm, que desde o acidente ficou com os movimentos e a fala afectados e se encontra atualmente numa cadeira de rodas. A Associação de Andebol de Saar programou para a próxima quinta-feira um Festival Deckarm, sob o patrocínio da Ministra Presidente Anke Rehlinger, que terminará com um jogo de beneficência em honra do jubilado, que será transmitido pela SWR.