Europeu de Andebol: Dinamarca vence Noruega (29-23) e está nas meias-finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeu de Andebol: Dinamarca vence Noruega (29-23) e está nas meias-finais

A Dinamarca triunfou diante da Noruega
A Dinamarca triunfou diante da NoruegaLiselotte Sabroe/Ritzau Scanpix
A Dinamarca está apurada para as meias-finais do Campeonato da Europa de Andebol, depois de uma confortável vitória por 29-23 sobre a Noruega. A equipa nórdica ainda tem o jogo da última jornada contra a Eslovénia, mas já é a vencedora do grupo, onde está Portugal.

Noruega 23-29 Dinamarca

Depois de uma primeira parte ao estilo de uma exibição, a Dinamarca venceu a Noruega por 29-23 no domingo à noite e avançou para as meias-finais do Campeoanto da Europa de Andebol em Colónia, na sexta-feira.

Não houve qualquer surpresa na Barclays Arena, em Hamburgo, onde uma equipa dinamarquesa vigorosa decidiu o jogo nos primeiros 30 minutos. O facto de o desempenho ter sido menos vistoso após o intervalo é uma mancha que, sem dúvida, irritará o selecionador nacional.

Tal como no jogo de teste em Copenhaga, no início do mês, os noruegueses jogaram em ataques longos, numa tentativa de tirar o ritmo ao jogo. Mas não adiantou nada para o ataque norueguês, que esbarrou repetidamente na muralha que Magnus Saugstrup e Simon Hald montaram diante do guarda-redes Emil Nielsen.

Nielsen defendeu dois lances livres e fez nove antes do intervalo. O jogador do Barcelona está a tornar-se gradualmente o favorito do público dinamarquês no Campeonato da Europa.

Emil Nielsen teve uma grande noite na baliza dinamarquesa
Emil Nielsen teve uma grande noite na baliza dinamarquesaLiselotte Sabroe/Ritzau Scanpix

As muitas defesas e recuperações de bola da defesa resultaram numa série de golos fáceis em contra-ataque, que tiraram os últimos restos de confiança aos jogadores noruegueses.

Na frente, Simon Pytlick brilhou antes do intervalo, parecendo o jogador que conquistou o Campeonato do Mundo há um ano. Gidsel estava com a sua habitual disposição e, na linha lateral, Saugstrup, mais uma vez um grande jogador, agarrava-se a quase todos os passes.

Ao intervalo, o jogo deveria estar completamente encerrado, com a Dinamarca a vencer por 18-11, não porque fosse impossível recuperar a vantagem, mas porque os jogadores noruegueses não demonstravam qualquer fé de que seria aquele o dia em que levariam a melhor sobre os dinamarqueses.

Ofensivamente, no entanto, a Dinamarca nunca conseguiu ganhar ritmo no segundo tempo. Uma tentativa com Mads Mensah como armador não foi bem-sucedida, e Pytlick já não jogava com a mesma confiança. A Noruega reduziu a desvantagem para 15-19 antes de Nikolaj Jacobsen, furioso, pedir um desconto de tempo aos cinco minutos.

Rasmus Lauge regressou para galvanizar o ataque, que nunca atingiu a qualidade da primeira parte. O resultado não teve qualquer consequência, especialmente porque Emil Nielsen continuou a impedir as tentativas de remate dos noruegueses.

Niclas Kirkeløkke assegurou o resultado final e os aplausos dos muitos adeptos dinamarqueses com o último golo do jogo, a partir da ala direita, a poucos segundos do final.

A Dinamarca vence o grupo da fase intermédia à frente da Suécia, que também já está garantida na luta pelas medalhas, apesar de as equipas ainda não terem disputado um jogo na fase intermédia. O treinador Nikolaj Jacobsen pode descansar alguns dos seus titulares contra a Eslovénia, na terça-feira, com toda a tranquilidade.

A classificação do Grupo 2
A classificação do Grupo 2Flashscore