Mais

Europeu de Andebol: O conto de fadas da Áustria

A Áustria comemora a vitória no último minuto contra a Hungria, no início da ronda principal
A Áustria comemora a vitória no último minuto contra a Hungria, no início da ronda principalProfimedia
Primeiro o empate com a antiga campeã europeia Espanha, depois a vitória no último minuto contra a Hungria no início da fase principal: o conto de fadas do Campeonato da Europa da Áustria está a encantar na vizinha Alemanha. Antes do "duelo de irmãos" contra a equipa da casa, no sábado, a Áustria está em pulgas: a equipa liderada por Nikola Bilyk, estrela do Kiel, e por Robert Weber, antigo artilheiro da Bundesliga, provocou um verdadeiro entusiasmo pelo andebol em casa.

"Estamos a ser mantidos um pouco afastados, mas é uma loucura. Está a acontecer, é uma loucura. Mas com razão e merecidamente, penso eu. É simplesmente fantástico", disse o lateral direito Weber ao SID em Colónia. E Bilyk disse com olhos brilhantes e não sem orgulho: "Estamos a provocar uma enorme euforia na Áustria".

A nação que, normalmente, se destaca no esqui e no futebol, está atualmente a agitar o Campeonato da Europa com as suas actuações atrevidas no andebol. Normalmente, é um "desporto marginal" na Áustria, diz Weber: "E agora estamos em todo o lado. Estou muito orgulhoso da minha equipa por termos conseguido causar uma tal explosão aqui na Alemanha".

Agora, os austríacos querem imitar os jogadores de futebol que venceram a Alemanha por 2-0 numa partida memorável em novembro. Bilyk descreveu a partida contra a Alemanha na Arena de Colónia, diante de quase 20 mil adeptovs, como um "privilégio", e a fome de vencer era claramente palpável. Os austríacos também estão desesperados para vingar a humilhação sofrida na fase principal do Campeonato da Europa de 2020, quando foram derrotados por 22-34 pelo vizinho diante dos seus próprios adeptos no Stadthalle de Viena, há quatro anos.

"Mal podemos esperar. Estamos muito ansiosos", disse o central: "Vamos dar tudo de nós e ver o que podemos fazer durante 60 minutos". E Weber estava confiante: "Não vamos ficar impressionados, mas vamos entrar em campo de peito aberto e ver o que acontece."

Áustria sonha com as meias-finais

O "Milagre de Mannheim" no final da fase preliminar contra a Espanha alimentou a euforia do andebol na Áustria. Mas agora, após a vitória por 30-29 contra os até então invictos húngaros, a equipa austríaca pode até sonhar com as meias-finais.

"Isto é simplesmente sensacional", disse Weber. Normalmente, sublinhou o quinto na lista de melhores marcadores de sempre da Bundesliga, os austríacos, e também os jogadores de andebol, "são todos fãs de esqui. É claro que também se assiste às corridas e tudo o mais. Mas agora espero que todos estejam a torcer vermelho-branco-vermelho no andebol".

Acompanhe o Alemanha - Áustria no Flashscore