As Ilhas Faroé têm sido a revelação do Campeonato Europeu de Andebol, mas na segunda-feira a festa foi interrompida e o conto de fadas terminou. No último jogo da fase de grupos, a equipa insular perdeu o fôlego frente a uma Polónia que teve exatamente o peso necessário para vencer por 32-28.
Assim, as Ilhas Faroé estão fora do Campeonato da Europa. A Polónia já tinha sido eliminada antes do jogo de segunda-feira.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Os talentosos jogadores das Ilhas Faroé impressionaram no primeiro jogo contra a Eslovénia, onde fizeram a sua estreia numa fase final. E no segundo jogo, contra a Noruega, conseguiram uma das maiores surpresas do torneio, ao empatarem com a Noruega
Pelo terceiro jogo consecutivo, o apoio de 5000 faroenses nas bancadas foi extraordinário, e não será a última vez que veremos estes jogadores e espectadores enérgicos em grandes finais.
Elias Ellefsen á Skipagøtu, de 21 anos, tem sido uma estrela para as Ilhas Faroé e, na segunda-feira, provou mais uma vez que é uma figura crucial na seleção nacional das Ilhas Faroé. O jogador do THW Kiel esteve incontrolável e marcou cinco dos primeiros sete golos da equipa. Com o seu baixo centro de gravidade, ele causou estragos nos pesados centrais, que foram expulsos em sequência por não conseguirem acompanhar o ritmo.
Os polacos chegaram mesmo a recorrer a uma defesa homem a homem, o que é extremamente raro no andebol moderno.
Do outro lado, a defesa trabalhou muito e as Ilhas Faroé estiveram um pouco mais à frente durante a maior parte da primeira parte, que terminou empatada. Após o intervalo, os polacos mostraram-se um pouco mais sólidos. Defensivamente, limitaram o Skipagøtu e, ofensivamente, foram muito mais sólidos do que no início do torneio.
Isto significava que era agora a Polónia que estava um passo à frente, enquanto parecia que três jogos de luta intensa estavam a começar a ter o seu preço para as Ilhas Faroé.
O astro polaco Kamil Syprzak, do Paris Saint-Germain, destacou-se em particular, enquanto o jovem Piotr Jedraszczyk mostrou com grande poder de recuperação que pode vir a ser um homem importante no futuro.