Mais

Andebol feminino: ABC na final da Taça (31-25), Benfica vence e procura pleno (35-23)

Atualizado
Madeira SAD está de volta à final
Madeira SAD está de volta à finalFederação Portuguesa de Andebol
O Benfica apurou-se este sábado para a final da Taça de Portugal feminina de andebol, com uma vitória tranquila sobre o Colégio de Gaia (35-23), na primeira meia-final, e pode terminar a época como vencedor das quatro competições nacionais. O Madeira SAD venceu o Almeida Garrett por 35-21, na segunda meia-final da Taça de Portugal feminina de andebol, e vai reeditar, no domingo, a final de 2023 com o Benfica, detentor do troféu.

Madeira SAD 31-25 Almeida Garret

Derrotado pelas encarnadas no ano passado, por 31-30, o conjunto madeirense vai regressar ao jogo decisivo, após uma partida em que derrubou o equilíbrio dos primeiros 20 minutos para alcançar uma vitória confortável sobre a equipa de Vila Nova de Gaia, na final four, a decorrer no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Vice-campeãs nacionais, as madeirenses tiveram de esperar pelo oitavo minuto para a primeira vantagem superior a um golo (6-4), frente a um Almeida Garrett robusto o suficiente na defesa para prolongar os ataques contrários, e capaz de encontrar linhas de passe para a pivô Sofia Ferreira, a melhor marcadora do encontro, com oito golos.

As equipas mantiveram-se coladas no marcador até ao último terço da primeira parte, fase do desafio em que a maior facilidade de remate e a constante mobilidade do Madeira SAD, com algumas trocas de posições entre jogadoras, começou a fazer a diferença.

A equipa do Funchal chegou ao intervalo a vencer por 17-11, depois de um parcial de 5-1 nos últimos nove minutos, e dilatou a vantagem na segunda parte, com Patrícia Rodrigues e Maria Duarte a cotarem-se como as suas melhores marcadoras, com seis golos cada.

Recordista da Taça de Portugal, com 19 edições conquistadas, o Madeira SAD defronta o Benfica, na final agendada para as 15:00 de domingo.

Ficha de jogo

Jogo no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Almeida Garrett – Madeira SAD, 21-35.

Ao intervalo: 11-17.

Sob arbitragem de Hugo Xavier e Alexandre Bragança, as equipas alinharam e marcaram:

- Almeida Garrett (21): Mariana Silva (gr), Leonor Gonçalves (5), Bárbara Mendes (4), Ângela Pessoa (3), Rafaela Vieira, Luana Jesus e Sofia Ferreira (8). Jogaram ainda Leonor Antunes (1), Sara Moutinho, Júlia Figueira, Filipa Galvão, Rita Lello (gr), Marcela Aguiar (gr) e Inês Braga.

Treinador: Luís Santos.

- Madeira SAD (35): Isabel Góis (gr), Neide Duarte (5), Patrícia Rodrigues (6), Giovana Moniz (2), Maria Duarte (6), Marilene Domingos (1) e Emiliana Heilmann. Jogaram ainda Ivana Mitrovic (2), Mina Mandic (gr), Beatriz Barros (4), Sheila Langa (4), Helen Nascimento (3), Francisca João (2), Catarina Silva e Carlota Santos (gr).

Treinador: António Florido.

Assistência: Cerca de 100 espetadores.

Colégio de Gaia 23-25 Benfica

Depois de conquistarem a Supertaça, em 17 de setembro de 2023, a Taça FAP, em 14 de abril, e o tricampeonato, em 18 de maio, as águias vão tentar o pleno no embate de domingo, perante o Almeida Garrett ou o Madeira SAD, que se defrontam hoje, na segunda meia-final da final four, a decorrer no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

O conjunto encarnado distanciou-se no marcador após os cinco primeiros minutos, com os golos de Margarida Sá Pessoa e Duda, pelas pontas, e de Nádia Rodrigues, pelo meio, a transformarem um resultado de 3-2 em 6-2.

Esforçado na busca de soluções para defender os ataques contrários e para marcar, o Colégio de Gaia estancou a diferença nos quatro golos a meio da primeira parte, antes de o Benfica voltar a descolar ao minuto 20, com golos das recém-entradas Mariana Costa e Ana Bolzan, e de chegar ao intervalo a vencer por 19-12.

Com uma entrada certeira e agressiva na segunda parte, as atletas treinadas por João Florêncio avolumaram a vantagem para 12 golos (26-14) no primeiro terço da segunda parte e geriram sem sobressaltos os restantes 20 minutos, com as duas equipas a trocarem várias jogadoras na quadra.

A benfiquista Mariana Costa e a gaiense Bebiana Sabino foram as melhores marcadoras do encontro, com seis golos cada.

Ficha de jogo

Jogo no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Colégio de Gaia – Benfica, 23-35.

Ao intervalo: 12-19.

Sob arbitragem de Lia Pinheiro e Joana Rodrigues, as equipas alinharam e marcaram:

- Colégio de Gaia (23): Ana Catarina Ferreira (gr), Nair Pinho (1), Diana Oliveira (5), Patrícia Vieira (3), Filipa Costa (1), Carolina Monteiro (1) e Bebiana Sabino (6). Jogaram ainda Carolina Justino (2), Mariana Ramada, Filipa Barbosa, Patrícia Resende (2), Ana Abreu (2), Catarina Reis e Filipa Soares (gr).

Treinadora: Paula Marisa Castro.

- Benfica (35): Isabela Ferrarin (gr), Duda Santos (4), Mihaela Minciuna, Nádia Rodrigues (2), Constança Sequeira (5), Margarida Sá Pessoa (4) e Alexandra Shunu (3). Jogaram ainda Joana Semedo (2), Ana Silva (4), Mariana Costa (6), Ana Bolzan (3), Rita Campos (1), Sabryne Santos, Adriana Lage (1) e Ana Maria Ursu (gr).

Treinador: João Florêncio.