Europeu de Andebol: Croácia pode festejar se perder com a Alemanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeu de Andebol: Croácia pode festejar se perder com a Alemanha

Croácia poderá festejar o triunfo
Croácia poderá festejar o triunfoAFP
É uma situação insólita no fecho do Grupo 1 da Ronda Principal. Os croatas têm mais a perder do que a ganhar diante da Alemanha, pois o desaire pode garantir uma via para os Jogos Olímpicos

Com Dinamarca e Suécia já apuradas no Grupo II e França com o lugar carimbado no Grupo I, Alemanha, Hungria e Áustria vão disputar esta quarta-feira o último lugar nas meias-finais do Europeu de Andebol.

Os austríacos enfrentam os islandeses, os húngaros vão medir forças com a França, enquanto a Alemanha tem duelo com a Croácia. Teoricamente, os germânicos têm o caminho mais fácil (os croatas ainda não venceram nenhuma partida nesta ronda), mas a situação pode ficar ainda mais favorável.

A classificação do Grupo I
A classificação do Grupo IFlashscore

Numa estranha inversão do espírito desportivo, a Croácia tem mais a festejar se perder do em caso de vitória. Isto olhando exclusivamente para as contas do torneio pré-olímpico e a forma como a Federação Internacional de Andebol (IFH) monta a qualificação.

O torneio olímpico masculino conta com 12 equipas, sendo que quatro já estão apuradas: França (anfitrião), Dinamarca (campeão mundial), Japão (campeão asiático) e Argentina (campeão americano). Existe ainda mais duas vagas atribuídos ao campeão europeu (ou melhor classificado se for França ou Dinamarca) e ao campeão africano.

Os restantes seis lugares estão reservados a três torneios que se vão realizar entre 14 e 17 de março. Para estes torneios também já existem equipas apuradas.

Os conjuntos entre o terceiro e o oitavo lugar do Mundial-2023 (Espanha, Suécia, Alemanha, Noruega, Egito e Hungria) reservaram lugar). A eles juntam-se o Brasil (vice-campeão americano), Bahrain (vice-campeão asiático) e as duas equipas que ficaram no pódio da prova continental americana.

A Europa também irá mandar as duas melhores classificadas do Euro-2024 que ainda não tenham um lugar garantido. Ora, a única forma de evitar que a Croácia fique com um dos lugares que restam é se a Áustria passar às meias-finais e isso não acontece com a vitória da Alemanha diante dos… croatas.

De recordar também que a Croácia pode garantir o lugar no pré-olímpico por outra via. Se o Egito vencer o campeonato africano tem bilhete para Paris e a vaga do oitavo no Mundial-2023 passa para o nono, que é a Croácia. 

As contas de Portugal

Portugal vai estar de calculador na mão para conseguir um dos lugares, depois de ter falhado o terceiro lugar do Grupo II e o acesso à luta pelo quinto e sexto posto, a nível geral.

A equipa das quinas, que terminou no quarto posto do Grupo II com cinco pontos, parte em desvantagem com a Eslovénia (seis) que quase garantidamente terá uma vaga. Áustria (quatro pontos) e Islândia (dois pontos), que se defrontam esta quarta-feira) são os principais rivais neste momento, já que ambas as equipas ainda podem destronar a Hungria e assim alcançar uma melhor qualificação que Portugal.

As contas do Grupo II
As contas do Grupo IIFlashscore

Torneio Olímpico de andebol:

Já apurados

França (anfitriã)

Dinamarca (campeã do mundo)

Japão (campeão da ásia)

Argentina (campeão americano)

Vagas por atribuir:

Campeão da Europa 

Campeão de África

Torneio Pré-Olímpico

Já apurados:

Mundial-2023: Espanha (3.º), Suécia (4.º), Alemanha (5.º), Noruega (6.º), Egito (7.º) e Hungria (8.º).

Ásia: Bahrain

América: Brasil

Por atribuir:

Segundo e terceiro classificado de África

As duas melhores equipas do Euro-2024 sem lugar previamente garantido.