Europeu de Andebol: Portugal defronta a Dinamarca a pensar nos pontos e em Paris-2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeu de Andebol: Portugal defronta a Dinamarca a pensar nos pontos e em Paris-2024

Qualificação para a main round está garantida
Qualificação para a main round está garantidaNebojsa Tejic/kolektiff
Portugal discute segunda-feira com a tricampeã Dinamarca a primeira posição do Grupo F do Euro-2024 de andebol, já com a qualificação para a fase seguinte garantida, com os olhos postos nos pontos e no torneio pré-olímpico.

Com duas vitórias nos dois primeiros jogos da fase preliminar, frente à Grécia (31-24) e República Checa (30-27), a seleção portuguesa garantiu já a prenseça na Ronda Principal, mas quer pontuar com a Dinamarca para não avançar em branco para a segunda fase.

Portugal e Dinamarca avançam para a segunda fase, a disputar em Hamburgo, com os pontos amealhados no jogo entre si (dois, um ou zero), e têm já encontro marcado com a campeã europeia Suécia, Países Baixos e Eslovénia. Por decidir está o quarto adversário.

A Dinamarca é uma seleção muito experiente, com uma equipa muito coesa. Acredito que, com paciência no ataque e entreajuda na defesa, agressivos e com muita comunicação, podemos disputar um bom jogo e quem sabe ganhar”, disse à agência Lusa Leonel Fernandes.

O ponta do FC Porto disse que o objetivo inicial da seleção apontava para ganhar os dois primeiros jogos do Grupo F da fase preliminar e garantir o apuramento para a main round, algo que “já foi conseguido e festejado um pouco”, mas a ambição não fica por aqui.

Agora, na segunda-feira, vamos ter um jogo difícil que, apesar das probabilidades estarem um pouco para o lado da Dinamarca, nós sentimos que podemos discutir e tentar conquistar uma vitória”, confidenciou o ponta Leonel Fernandes.

O experiente jogador, de apenas 25 anos, acredita nas capacidades da sua equipa para disputar um bom jogo e, quem sabe, vencer a tricampeã mundial Dinamarca, que também soma por vitórias os jogos realizados com a República Checa e Grécia.

Com a qualificação para a main round, Portugal garantiu já terminar o Euro-2024 entre as 12 melhores seleções presentes em prova e o apuramento para os torneios pré-olímpicos rumo a Paris-2024 começou a ganhar corpo.

Sem dúvida. Neste momento, ao contrário dos anos anteriores em que quase não entrava nos planos, é um objetivo bastante sólido. Depois do apuramento, para além de ir o mais longe possível, o pré-olímpico é uma meta a atingir”, disse.

Com a anfitriã França já apurada para Paris-2024, bem como a campeã mundial Dinamarca, os três torneios pré-olímpicos registam já a presença de cinco seleções europeias, através da classificação final do Mundial-2023: Espanha, Suécia, Alemanha, Noruega e Hungria.

Tendo em conta os critérios do apuramento olímpico, e no caso de as equipas já apuradas e as que já garantiram a qualificação para os torneios pré-olímpicos terminarem nas posições cimeiras, as vagas ainda em aberto podem ser atribuídas até ao 10.º classificado.

O lateral Alexandre Cavalcanti, dos franceses do Nantes, partilha também da opinião de que, alcançando o primeiro objetivo, com a qualificação para a main round, o plano passa por continuar a trabalhar e dar continuidade ao bom momento já contra a Dinamarca.

Vai ser sem dúvida o jogo mais difícil dos que disputámos até agora. A equipa está a melhorar de jogo para jogo. No primeiro, tivemos muitas fases em que não estivemos bem, mas no de ontem (sábado) já estivemos bem. Vai ser um jogo bastante difícil, mas o facto de já termos passado pode ser algo que jogue a nosso favor”, disse à Lusa.

Alexandre Cavalcanti, adaptado por Paulo Jorge Pereira a funções defensivas para suprir algumas baixas na seleção lusa, como as dos lesionados Victor Iturriza e Daymaro Salina, considera que a Dinamarca dispensa apresentações.

É uma equipa tricampeã do mundo, já diz tudo, com jogadores muito bons em todas as posições, como nós. Temos uma seleção muito boa, também, e acho que vai ser um excelente desafio”, disse o lateral, assumindo também que o pré-olímpico começa a ser um objetivo.

Cavalcanti, de 27 anos, considera que a defesa lusa está a melhorar de jogo para jogo, com a ajuda dos guarda-redes, e que para o desafio de segunda-feira Portugal vai ter que adaptar algumas coisas para ir de encontro ao jogo da Dinamarca.

Qualificados para a main round já podemos começar a pensar no pré-olímpico”, apontou o lateral.

O estreante pivô Fábio Silva, chamado por Paulo Jorge Pereira para substituir Daymaro Salina, que se lesionou já na Alemanha, tem agarrado da melhor forma a oportunidade, com quatro golos frente à Grécia e dois com a República Checa.

Já nos tinham avisado que podíamos ser chamados, pelo que tínhamos que estar preparados. No entanto, é sempre algo que não esperamos. Quando aconteceu (chamada de Paulo Pereira), o que me passou pela cabeça é que vinha para ajudar a equipa”, afirmou Fábio Silva à Lusa.

O jogador do Avanca, de 22 anos, estava preparado para seguir o Euro2024 pela televisão, mas, de repente, está a jogar na seleção principal portuguesa contra jogadores que são dos melhores do mundo.

É algo com que sempre sonhei. Vamos trabalhar para conseguir o melhor resultado, quem sabe até ganhar, para podermos levar dois pontos para a próxima fase. O objetivo é sempre o de fazer o melhor possível”, afirmou Fábio Silva.

O pivô mostrou-se honrado por render Daymaro Salina, que disse ser “um dos melhores na sua posição especifica”, embora lamente ter sido por lesão do luso-cubano do FC Porto, a quem desejou “uma rápida recuperação”.

Na Ronda Principal, Portugal reencontra a campeã europeia Suécia, de boa e má memória, uma vez que uma vitória frente à seleção nórdica (35-25) contribuiu para a caminhada para o sexto lugar no Euro2020 e uma derrota no Mundial2023 (32-30) ditou o afastamento dos quartos de final.

Outra das seleções no caminho de Portugal é a dos Países Baixos, que foi a carrasca dos heróis do mar no Euro-2020, em Budapeste, na Hungria, que, com um triunfo por 32-31 no último jogo da primeira fase, ditou o afastamento da main round.

Para além da Suécia e dos Países Baixos (primeiros posicionados do Grupo E), Portugal irá defrontar a Eslovénia, já qualificada na poule D, e uma quarta seleção a decidir na segunda-feira entre a Noruega e as Ilhas Faroé.

Portugal, que vai acolher o Campeoanato da Europa em 2028, juntamente com a Espanha e a Suíça, depois de ter sido anfitrião da edição inaugural, em 1994, tem como melhor resultado o sexto lugar alcançado em 2020. Em 2022 terminou em 19.º.