Mais

Andebol: FC Porto com lugar na Champions, Sporting com pedido para vaga adicional

Dragões já estão na prova, leões tentam ser a segunda equipa portuguesa
Dragões já estão na prova, leões tentam ser a segunda equipa portuguesaFPA
A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou, esta quinta-feira, os 10 clubes que têm lugar garantido na principal competição europeia de clubes. Existem mais 10 emblemas que procuram ficar com os seis lugares adicionais.

Tetracampeão nacional, o FC Porto vai participar na Liga dos Campeões de andebol pela quinta época consecutiva. Os dragões estão entre os 10 clubes cuja vaga na próxima edição da Champions está garantida, tal como Barcelona, PSG, Kiel ou Industria Kielce, os quatro semifinalistas da atual temporada.

Aos dragões pode juntar-se o Sporting. Os leões são uma das 10 equipas que entraram com um pedido junto da EHF para preencherem uma das seis vagas existentes. Vice-campeões nacionais, os leões pretendem regressar à prova onde estiveram pela última vez em 2019/20. É, de resto, nesse ano a última vez que Portugal teve duas equipas nesta competição (que não terminou devido à pandemia de COVID-19).

Recorde-se que a Liga dos Campeões arranca com uma fase de grupos com dois agrupamentos de oito equipas.  Os dois primeiros avançam para os quartos de final diretamente, enquanto os emblemas entre o terceiro e sexto classificado defrontam-se num play-off para lá chegar.

A avaliação da EHF vai começar a 19 de junho e o alinhamento final é anunciado a 21 de junho. O sorteio da fase de grupos é a 27 de junho.

Confira então os clubes da Liga dos Campeões 2023/24

Confirmados: GOG (Dinamarca), Barcelona (Espanha), PSG (França), Kiel (Alemanha), Magdeburgo (Alemanha), Veszprém (Hungria), Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte), Industria Kielce (Polónia), FC Porto (Portugal), Celje (Eslovénia).

Candidatos: HC Zagreb (Croácia), Dínamo Bucareste (Roménia), Kristianstad (Suécia), Kolstad (Noruega), Sporting (Portugal), Montpellier (França), Aalborg (Dinamarca), Pick Széged (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e Kadetten Schaffhausen (Suíça).