Benfica conquista Taça feminina de andebol e faz dobradinha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Benfica conquista Taça feminina de andebol e faz dobradinha
A festa das jogadoras do Benfica na Maia
A festa das jogadoras do Benfica na Maia
Federação Portuguesa de Andebol
O Benfica conquistou este domingo pela segunda vez consecutiva a Taça de Portugal feminina de andebol, ao vencer o Madeira SAD, por 31-30, juntando este triunfo ao já alcançado no campeonato.

O golo decisivo foi apontado pele central ucraniana Viktoriya Borshchenko a menos de meio minuto do final, sendo que a equipa madeirense ainda tentou empatar e o melhor que conseguiu foi um livre a escassos segundo do final que não passou pela barreira encarnada.

O encontro foi quase sempre equilibrado, mas com o Benfica a ter algum ascendente em grande parte do tempo. A exceção foi já no derradeiro quarto de hora, período em que o Madeira SAD esteve alguns minutos à frente do marcador.

As ‘encarnadas’ abriram o marcador, o Madeira SAD Igualou e foi assim, empatado, que o jogo chegou aos cinco minutos (3-3), dando o mote para o que se se iria seguir.

A guarda-redes das madeirenses Isabel Góis começou então a destacar-se e o mesmo com a guardiã benfiquista Ana Ursu, tendo o Benfica liderado o marcador até ao intervalo (14-18).

Nessa primeira parte, Erica Tavares lesionou-se, falhou a segunda meia hora de jogo e o Madeira SAD perdeu, assim, um dos seus grandes trunfos atacantes.

O Benfica voltou para segunda parte em grande estilo e chegou a ter cinco golos de vantagem e, desse modo, aparentou também ter o jogo controlado, mas foi uma ilusão.

Com um andebol dinâmico, em especial no plano ofensivo, e Isabel Góis a dar algum conforto na baliza, o Madeira SAD recuperou de uma desvantagem de 16-21 para 19-21 e voltou a discutir o jogo ombro a ombro com o Benfica.

Aos 45 minutos, o Madeira SAD já só perdia por um golo (23-24) e revelava confiança, algo que o Benfica parecia ter entretanto estar a perder. Sem surpresa, as madeirenses empataram a 25 golos e depois adiantaram-se mesmo no marcador pela primeira vez (27-26) a dez minutos do fim.

Francisca João esta a ser uma dor de cabeça para as campeãs nacionais, mas estas, lideradas por Mihaela Minciuna e Viktoriya Borshchenko, nunca se deixaram ficar para trás de modo irremediável e o suspense e o equilíbrio no encontro prosseguiram.

O Madeira SAD mantinha-se na frente aos 55 minutos (28-27), mas no tempo restante o Benfica foi mais eficaz, marcou quatro golos contra apenas dois do seu adversário, recuperou novamente a vantagem no marcador (29-30) e, no fim, impôs-se graças a um golo marcado por Viktoriya Borshchenko.

O Benfica venceu a oitava Taça de Portugal do seu historial, 11 troféus menos do que o Madeira SAD, recordista de triunfos.