Arda Güler, o novo fenómeno pelo qual os gigantes europeus já estão a salivar

Arda Güler celebra o seu primeiro golo pela seleção turca
Arda Güler celebra o seu primeiro golo pela seleção turcaAFP

De repente, entra em cena outro jovem, um turco de 18 anos chamado Arda Güler, que joga, pelo menos até agora, no Fenerbahçe. A sua cláusula de rescisão é uma pechincha nesta época de transferências: 18 milhões de euros.

Jovem talento, a um preço relativamente acessível, e já com provas dadas na primeira divisão. É o retrato do que procuram alguns dos maiores clubes da Europa, normalmente no Brasil, e que não são apoiados financeiramente por um Estado milionário.

O Real Madrid segue essa estratégia há algum tempo. Há os casos de Fede Valverde, Vinicius e Rodrygo, para dar apenas alguns exemplos. Ou o último, com Endrick. Há mais, muitos mais. O Barcelona também tem copiado esta estratégia ultimamente, com Araujo ou Pedri, ou mesmo com Vitor Roque como um novo ícone, ainda por confirmar.

Uma possível brecha

O último a juntar-se à lista é o otomano Arda Güler. Aos 18 anos, já joga na equipa principal do Fenerbahçe há duas épocas com muito bons resultados. Na sua primeira época, só no campeonato, marcou três golos e fez outras três assistências em 12 jogos. Na época que acaba de terminar, tem quatro golos e três assistências importantes em 20 jogos.

Estatísticas de Arda Guler
Estatísticas de Arda GulerFlashscore

Foi também o MVP da final da Taça contra o Basaksehir, contra o qual fez uma assistência. O seu nível já lhe permitiu estrear-se na seleção nacional sénior, pela qual disputou três jogos, marcando um golo.

O Sevilha foi a primeira equipa a mostrar interesse nele, mas o RB Leipzig, o Benfica e algumas equipas da Premier League começaram a aparecer em cena. Depois, Barça e Real Madrid juntaram-se à corrida. O Fenerbahçe quer renovar com o jogador para aumentar a sua cláusula de rescisão.