A China ocupará trinta dos 32 desportos em que serão disputadas medalhas olímpicas em Paris. Tradicionalmente, as suas maiores esperanças estão no ténis de mesa, badminton, ginástica e mergulho.
As medalhas não são o único objetivo que os representantes da superpotência comunista têm para os Jogos Olímpicos. Querem também mostrar o seu espírito desportivo e fazer novas amizades.
"Temos de utilizar o palco olímpico para mostrar o extraordinário espírito desportivo e o bom espírito dos atletas chineses, bem como para apresentar o futuro bem sucedido, próspero e brilhante do nosso país na nova era, de uma perspetiva desportiva", acrescentou o Presidente do Comité Olímpico Chinês, Kao Zhi-tan.
Os atletas chineses participarão em 236 das 329 provas medalhadas. São menos dez modalidades do que em Tóquio, em 2021. Quarenta e dois atletas olímpicos chineses estarão a defender o ouro, mas, por outro lado, 223 atletas estarão a fazer a sua estreia sob cinco anéis.
A equipa chinesa inclui 136 homens e 269 mulheres. A média de idades é de 25 anos. O membro mais velho da equipa é o caminhante Liu Chung, de 37 anos, campeão olímpico da corrida de 20 km no Rio de Janeiro em 2016.
Programa dos Jogos Olímpicos
No ténis de mesa e no mergulho, a equipa nacional chinesa tem a possibilidade de ganhar todas as medalhas de ouro disponíveis em Paris. Mas também querem fazer nome em desportos que tradicionalmente não lhes pertencem tanto, como a natação, o atletismo, a esgrima ou o ciclismo. Por esta razão, contrataram vários treinadores estrangeiros. Dezassete países estão representados na equipa olímpica chinesa, com 42 treinadores e pessoal médico estrangeiros.
Em 2021, em Tóquio, 406 atletas olímpicos representaram a China, conquistando 89 medalhas, das quais 38 de ouro. Na contagem de medalhas dos países, a China ficou em segundo lugar, atrás dos Estados Unidos.
A China teve a maior delegação nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, onde 639 pessoas competiram com as suas cores. A competição produziu 100 medalhas consecutivas e a única vitória da China no ranking nacional até à data.