"Centenas de milhares" de bilhetes gratuitos para a cerimónia de abertura dos Jogos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Centenas de milhares" de bilhetes gratuitos para a cerimónia de abertura dos Jogos
Os preços dos bilhetes não foram bem recebidos pelos que esperavam assistir aos jogos
Os preços dos bilhetes não foram bem recebidos pelos que esperavam assistir aos jogosProfimedia
Centenas de milhares de pessoas vão poder assistir gratuitamente à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, sublinharam os organizadores na terça-feira, no meio de críticas constantes sobre o preço dos bilhetes para o evento do próximo ano.

O número final de pessoas que terão direito a bilhetes para a vasta e ambiciosa cerimónia de abertura ao ar livre, junto ao rio Sena, ainda está a ser discutido. "Centenas de milhares", disse o Ministro do Interior, Gerald Darmanin, numa conferência de imprensa, quando questionado sobre o número de pessoas, na terça-feira: "Dependerá das condições climatéricas e da publicidade que for feita."

Serão vendidos cerca de 100.000 bilhetes para lugares exclusivos à beira do rio, com os organizadores a dizerem inicialmente que outros 500.000 teriam a oportunidade de assistir a partir de lugares mais altos nas estradas acima do Sena.

Os atletas vão descer o rio numa flotilha de 115 barcos, sendo a primeira vez que a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos se realiza fora do estádio de atletismo. "Com a sua natureza aberta e pública, esta cerimónia permitirá que centenas de milhares de pessoas a vejam gratuitamente", disse a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, na mesma conferência de imprensa que Darmanin e o chefe dos Jogos, Tony Estanguet.

Com uma procura muito superior à oferta, os organizadores de Paris 2024 têm enfrentado uma série de críticas na Internet e até de alguns atletas sobre o preço dos bilhetes, que foram postos à venda pela primeira vez em fevereiro e março.

Uma segunda venda, que começou a 11 de maio, provocou indignação com os preços que atingem os 2.700 euros para os lugares pagos da cerimónia de abertura.

"Nem sei se a minha família poderá vir ver-me, de tão caro que é", disse recentemente a belga Nafissatou Thiam, bicampeã olímpica de heptatlo, à imprensa belga DH.

A cerimónia representa também um enorme desafio de segurança para os organizadores franceses, com a participação de cerca de 10.000 atletas e 200 chefes de Estado, para além da enorme multidão nas margens do rio.

Cerca de 37.000 membros das forças de segurança estarão de serviço para a cerimónia de abertura, disse Darmanin, com as férias de verão canceladas para a polícia durante o período dos Jogos, que decorrerão de 26 de julho a 11 de agosto. Cerca de 2.000 a 3.000 agentes de segurança privada estão também a ser recrutados para a cerimónia de abertura.

Darmanin sublinhou que os drones são considerados a maior ameaça à segurança, mas acrescentou que a tecnologia de defesa aérea está disponível e será testada no final deste ano durante o Campeonato do Mundo de Râguebi em França.

"É uma nova ameaça. Não é certo que aconteça alguma coisa, mas é certamente a mais difícil de preparar", afirmou.