Mundiais de atletismo: María Vicente lesiona-se e falha Jogos Olímpicos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundiais de atletismo: María Vicente lesiona-se e falha Jogos Olímpicos

Maria Vicente na altura da sua lesão
Maria Vicente na altura da sua lesãoAFP
A pentatleta espanhola, que tinha iniciado a sua participação com uns impressionantes 60 metros barreiras, sofreu um problema na sua terceira tentativa no salto em altura e teve de abandonar o pavilhão em maca.

Maria Vicente começou o Campeonato do Mundo Indoor de pentatlo a liderar a prova com o melhor tempo nos 60 metros barreiras, com uns sensacionais 8,07 segundos. No entanto, as boas notícias transformaram-se em más notícias quando se lesionou no tendão de Aquiles após um mau apoio a 1,73 metros no salto em altura.

O regresso triunfal da jovem atleta catalã ao topo das provas combinadas internacionais foi interrompido logo à primeira tentativa. Apesar de um grande arranque, a sua terceira tentativa na segunda prova do dia, o salto em altura, acabou com as suas esperanças de medalha nos Campeonatos do Mundo. Depois de ter saltado 1,67 metros e 1,70 metros sem qualquer problema, acabou por desistir.

Vicente chegou a Glasgow (Escócia) com o melhor registo mundial do ano, graças aos 4.728 pontos que obteve a 28 de janeiro, no regresso às provas combinadas, depois de ter sido operada e de se ter dedicado no verão passado exclusivamente ao salto em comprimento e ao triplo salto.

O azar abateu-se sobre ela na aproximação ao seu terceiro salto e rapidamente se apercebeu da gravidade do que tinha acontecido. Em lágrimas, Maria gritou: "Não, por favor, outra vez não. Por favor, não de novo". Foi um golpe a poucos meses do início dos Jogos Olímpicos de Paris, a 26 de julho.

As piores previsões confirmam-se

Finalmente, as piores previsões tornaram-se realidade. A atleta de L'Hospitalet sofreu uma rutura completa do tendão de Aquiles. Não só vai dizer adeus ao Campeonato do Mundo de pista coberta, como também aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A própria atleta espanhola, devastada, confirmou a notícia aos meios de comunicação social pouco depois de se retirar da competição na Escócia: "Queria agradecer a todos o encorajamento e o acolhimento que me deram depois da outra lesão. Estou ansiosa por vos dar as boas-vindas após o tempo que for necessário. Podem ter a certeza de que voltarei mais forte".