ATP introduz rede de segurança financeira para jogadores classificados no top 250

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

ATP introduz rede de segurança financeira para jogadores classificados no top 250

Carlos Alcaraz e Novak Djokovic estão entre os jogadores cujos rendimentos são muito superiores aos dos escalões mais baixos
Carlos Alcaraz e Novak Djokovic estão entre os jogadores cujos rendimentos são muito superiores aos dos escalões mais baixosAFP
A ATP anunciou esta terça-feira a criação, a partir de 2024, de um programa de segurança financeira para os jogadores classificados no top 250, garantindo um rendimento anual mínimo e apoio em caso de lesão.

Os organizadores do circuito profissional de ténis masculino afirmaram também que a iniciativa vai proporcionar financiamento aos jogadores em ascensão quando entrarem no top 125.

O esquema "Baseline" garante níveis mínimos de rendimento para os jogadores com base na sua classificação, com a ATP a compensar qualquer quebra nos rendimentos em prémios monetários.

Para a época de 2024, o "limiar garantido" para os jogadores do top-100 será de 275.000 euros. O montante desce para 137.000 euros para os jogadores classificados entre 101 e 175 e depois para 70.000 euros para os restantes jogadores entre os 250 primeiros.

"Esta garantia vai permitir aos jogadores planearem as épocas com maior certeza, concentrarem-se no jogo e investirem nas suas equipas", afirmou a ATP.

A ATP vai também apoiar os jogadores que participem em "menos de nove eventos do ATP Tour e do Challenger Tour numa época devido a lesão".

A ajuda financeira disponível para os elegíveis está também ligada à classificação do tenista, começando em 183.000 euros para os 100 primeiros. O limite é de 92.000 para os lugares 101-175 e depois 45.000 euros para os restantes.

A ATP comprometeu-se a pagar adiantamentos sobre os ganhos futuros aos jogadores que alcançarem o top 125 pela primeira vez.

Terão "acesso a 183.000 euros de financiamento... pagos antecipadamente para a época seguinte e compensados com os rendimentos em prémios monetários".

"Ser um jogador de ténis profissional traz recompensas incríveis, mas é também um desafio, especialmente para quem está a começar a carreira", afirmou Grigor Dimitrov, membro do conselho consultivo de jogadores da ATP.

"O Baseline muda tudo. Saber que temos uma rede de segurança através da garantia mínima e pilares de proteção contra lesões dá-nos paz de espírito, permitindo-nos concentrar no nosso jogo e lutar pelo sucesso", apontou.

A ATP é regularmente criticada pelos jogadores devido à desigualdade entre os jogadores de topo, que ganham grandes somas de dinheiro, e os que se encontram nos escalões mais baixos, que lutam para sobreviver.

Menções